URGÊNCIA MÉDICA | Governo garante transporte aéreo para paciente do Baixo Rio Branco

O Governo de Roraima realizou na tarde desta segunda-feira, 24, o envio de uma equipe para atendimento e transporte de uma criança de 05 anos de idade, moradora de Santa Maria do Boiaçu, região do Baixo Rio Branco, Sul do Estado.

O encaminhamento da pequena Emily Ramos para Boa Vista foi necessário em razão de quadro clínico de insuficiência respiratória. O avião que transportou a paciente chegou na localidade por volta das 15h30 desta segunda-feira.

“Quanto a remoção, essa ação para nós é de suma importância, visto que aqui é uma localidade de difícil acesso. Somos muito agradecidos ao governador, que autorizou a vinda da aeronave para buscar a paciente, o acesso aqui é feito por via aérea ou aquática, e só assim é que o serviço de urgência e emergência consegue levar pacientes para Boa Vista”, destacou o diretor da Unidade Mista Rosa Vieira, Jadson Santos.

Essa é a segunda remoção de pacientes realizada este mês pelo Governo. No dia 07, uma equipe da Sesau (Secretaria de Saúde) foi deslocada para o socorro de uma jovem grávida em situação de risco.

Uma remoção aérea chega custar em torno de R$ 17 mil a R$ 20 mil, uma vez que envolve não só apenas o veículo, mas também a equipe que realizará o atendimento, além dos insumos necessários.

O pouso da aeronave em solo boavistense ocorreu no início das 17h. Do hangar do Governo, a paciente seguiu de ambulância para o Hospital da Criança Santo Antônio, onde ficará aos cuidados da equipe daquela unidade.

O pai de Emily, Ivanildo Franco Ramos, agradeceu a celeridade dada pelo Governo no atendimento da demanda.

“Venho do fundo do meu coração agradecer ao governador pela atenção que deu ao caso da minha filha, o empenho de conseguir uma aeronave pra destacar [para Santa Maria do Boiaçu], e a preocupação [da gestão] conosco, povo do Baixo Rio Branco. Tive total apoio do hospital, das enfermeiras que fizeram o possível e o impossível [para nos atender]. Todos eles foram gentis conosco e eu só tenho a agradecer”, pontuou.