Homenagens, despedidas e um verdadeiro show de cores e alegrias marcaram a última noite do Concurso de Quadrilhas Juninas do São João no Parque Anauá na noite de sexta-feira, 26. Seis grupos passaram pelo Forródromo encantando e contagiando o público presente.
A apuração para anúncio das quadrilhas vencedoras ocorre a partir da manhã deste sábado, 27. Os grupos que saírem vitoriosos se apresentam também nesta mesma noite, no encerramento do arraial do Parque Anauá.
Ao todo, 28 agremiações disputam o título de melhor quadrilha do Estado nos grupos Especial, de Acesso e Emergente, com premiações que totalizam R$ 85 mil. As quadrilhas receberam um repasse recorde de R$ 1,3 milhão, contribuindo para o fortalecimento cultural do Estado.
“O tradicional Concurso de Quadrilhas Estadual tem um valor muito importante para Roraima, pois, além de preservar uma tradição cultural, também valoriza nossas raízes e potencialidades turísticas e, principalmente, movimenta ainda mais a economia da nossa região, por meio da realização do nosso São João, garantiu o governador, Antonio Denarium.
O São João começou na segunda-feira, 22, e se encerra neste sábado. Conforme a Polícia Militar de Roraima, só nesta sexta-feira mais de 20 mil pessoas visitaram o Parque Anauá.
Arrasta Pé (Grupo de Acesso)
“O brilho de São João com o Santo Casamenteiro” foi o tema da quadrilha Arrasta Pé. O grupo foi o primeiro a se apresentar. Os brincantes relembraram como as festas de arraial foram diferentes em anos passados, em decorrência da pandemia.
“Buscamos mostrar o entusiasmo, a alegria, a multidão e a felicidade que o mês de junho proporciona às pessoas de todo o país. Um verdadeiro resgate de memórias em busca de renovação”, destacou Darlan Souza, presidente da quadrilha.
Filhos de Macunaima (Grupo de Acesso)
“Amor de Mãe” foi o tema da quadrilha Filhos de Macunaima, segunda da noite. No tablado, os quadrilheiros retrataram a história de Isabel, mãe de São João Batista. A proposta foi apresentar um espetáculo voltado para todas as mães, mas em especial, para as mães que são brincantes.
“Falar do amor de mãe que é perfeito, além de ser o amor que mais se aproxima de Deus”, disse Lucas da Silva. Ele faz o papel de noivo na Filhos de Macunaima e contou que todos os integrantes se prepararam muito para a apresentação e que espera terem dado o seu melhor no tablado.
Guerreiros de Jorge (Grupo de Acesso)
“Neste São João Solteiro Eu Não Fico”, o grupo Guerreiros de Jorge fez uma homenagem a Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. No tablado, os participantes contaram a história de uma mulher solteira que se apaixona na festa de São João. E o padre responsável por celebrar a união do casal foi o próprio Santo Antônio.
Coração de Estudante (Grupo de Acesso)
A Coração de Estudante trouxe o tema “Choros dos Inocentes”. O grupou sensibilizou o público sobre o cuidado e a prevenção com as crianças vítimas de violências sexuais.
Conforme a presidente do grupo, Adriana Alves, o maior objetivo em abordar o tema é falar sobre a necessidade de atenção e cuidado que as pessoas precisam ter, principalmente, no período da infância.
Eita Junino (Grupo Especial)
A Eita Junino foi a penúltima quadrilha a se apresentar nessa sexta-feira, com o tema “A Despedida: Festa Adeus e Recomeço”, a quadrilha trouxe para o tablado a história do casal de noivos, Larissa Thuany e Miguel Oliveira. Os dois representam o papel há mais de uma década e decidiram que este será o último ano assim.
“A escolha desse tema foi uma oportunidade de mostrar ao público uma história com começo, meio e fim, seguindo um propósito: recomeço e amor pelo São João”, explicou Jhonathas Rodrigues, coordenador da quadrilha.
Zé Monteirão (Grupo Especial)
Última da noite, Zé Monteirão encantou a todos com o tema “Entre Lágrimas e Risos”, onde contaram a história de Pierrot, Colombina e Arlequim chegando ao São João.
Conforme a integrante, Lulia Oliveira, a temática é associada ao Carnaval e foi extraída da literatura europeia e dos teatros da Belle Époque francesa. Com isso, buscou mostrar e associar os personagens centrais — Pierrot, Colombina e Arlequim — como figuras do Carnaval, fazendo uma conexão com as festas juninas.
ÚLTIMA NOITE
As quadrilhas vencedoras de cada grupo serão conhecidas neste sábado, 27. A apuração oficial inicia às 11h. Os nove integrantes da Comissão Julgadora que irá avaliar as quadrilhas foram divididos em três grupos: A, B e C.
Os jurados do grupo A analisarão os critérios de animação, animador e coreografia. Os jurados do grupo B darão notas para as categorias casal, entrada e figurino; e os jurados do grupo C irão examinar os quesitos criatividade, desenvolvimento de tema e repertório. As quadrilhas campeãs farão apresentação no encerramento do São João.
Confira a programação das apresentações das quadrilhas neste sábado:
Dia 27 de julho
18h30 – Quadrilha Infantil Criança Feliz
19h – Quadrilha Amostradinhos da Moda é Viver
19h30 – Quadrilha Arretados da Moda é Viver
20h – Quadrilha Coraçãozinho Caipira (infantil)
20h30 – Quadrilha Junina Forrozinho (infantil)
21h – Musicalizart Criativo
21h30 – Entrega das premiações do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas