SUL DO ESTADO | Governo entrega equipamentos agrícolas a associações de produtores rurais de Rorainópolis

Para fomentar ainda mais a agricultura familiar na região sul do Estado, o Governo de Roraima, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Seadi (Secretaria de Agricultura, desenvolvimento e Inovação) realizou nesta quinta-feira, dia 13, mais uma entrega de máquinas agrícolas no município de Rorainópolis. O maquinário vai atender seis associações da região.

A patrulha mecanizada é composta por: 1 trator, 1 grade aradora, 1 grade niveladora e uma carroça basculante. A aquisição dos novos equipamentos é oriunda do Tesouro Estadual, num total de R$ 2.302.229,94 investidos na agricultura familiar roraimense.

“Nosso Estado é uma região sólida, potente, produtiva, boa de viver, trabalhar, empreender e prosperar com dignidade. Por isso o Governo vem investindo cada vez mais na agricultura familiar e indígena. Hoje temos ações em todo Estado e, aqui na região sul, não poderia ser diferente, os resultados já são gratificantes”, comentou o governador Antonio Denarium.

O presidente do Iater, Marcelo Pereira, complementou dizendo que a iniciativa vem para ampliar a produção no campo, levando tecnologia aos produtores e garantindo assim um alimento saudável na mesa dos roraimenses.

“Esse é o objetivo do Governo, do Iater, trabalhar a agricultura familiar inserindo tecnologia, utilização de máquinas e equipamentos que vão dar segurança e uma maior produção por área plantada na lavoura, sem falar na redução do impacto ambiental”, disse Marcelo.

O secretário da Seadi, Márcio Grangeiro, destacou que a atenção especial do Eixo de Desenvolvimento Sustentável é oportunizar mudanças significativas na vida da população que trabalha e produz.

“Hoje, em Rorainópolis, observamos mais um município conquistando transformações importantes no setor produtivo, com um sistema alimentar integrado, onde na agricultura familiar diversos projetos vêm dando muito certo e sendo aperfeiçoados com mecanização, tecnologia e demais incentivos do Governo de Roraima, fomentando autonomia, sobretudo, favorecendo o meio ambiente e o capital de giro no próprio Estado”, frisou.

A Associação dos Produtores da Vicinal 10 foi uma das beneficiadas com uma patrulha mecanizada completa, onde 41 famílias serão atendidas.

“Há mais de 20 anos trabalhando com enxada, a partir de hoje vamos lidar com a mecanização auxiliando todos com o projeto de grãos nesta região, também próspera para o cultivo de frutas, legumes, produção de leite e pecuária”, comemora o produtor Hugo Menezes.

O Governo do Estado tem desenvolvido diversas ações na agricultura familiar e indígena na região Sul. Entre elas o Projeto de Grãos, que tem o intuito de plantar 3 mil hectares de milho e feijão em todo o Estado este ano.

No início do ano, o Governo investiu no Polo Cacaueiro, quando foram entregues 240 mil mudas nos municípios de São João da Baliza, Rorainópolis, Caroebe e São Luiz. Hoje, são mais 293 hectares de cacau plantados.

Também já foram entregues oito patrulhas mecanizadas, 500 toneladas de calcário e 20 toneladas de superfosfato simples. As comunidades da terra indígena Wai Wai, localizadas em Caroebe e São Luiz, receberam 17 kits de casas de farinha, 17 roçadeiras manuais, além de 1 caminhão 3×4.

Os produtores recebem todo apoio por parte dos técnicos do Iater. São 28 Unidades Locais presentes em todo Estado, disponibilizando toda assistência técnica, desde o plantio até a colheita e comercialização, assim como os serviços de elaboração de projetos com as linhas de crédito da Desenvolve Roraima e emissão de CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).