SUL DE RORAIMA | Governador visita obras de infraestrutura e projetos de avicultura em Rorainópolis

O governador Antonio Denarium esteve em Rorainópolis nesta quinta-feira, dia 13, para vistoriar as obras do Núcleo Regional de Perícia Forense e da ponte sobre o Rio Anauá.

O Núcleo de Perícia, vai abrigar o Instituto de Medicina Legal, o Instituto de Identificação e o Instituto de Criminalística, que irão atender os municípios da região sul do Estado.

“A construção do IML de Rorainópolis é um desejo de toda população do Sul do Estado. Atualmente, quando ocorre um óbito em qualquer município da região sul, o corpo tem que ser trasladado para ser periciado no Instituto Médico Legal de Boa Vista. A conclusão dessa obra vai trazer mais dignidade para a população, pois o atendimento vai ser feito em Rorainópolis. Isso é mais respeito às famílias aqui do Sul do Estado, no momento que elas mais precisam desse suporte”, explicou o governador.

O prédio conta com uma área total de 1.485,99 m² e o investimento total é de R$ 4.375.815,98. A obra é realizada por meio de um convênio com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), com emenda de R$ 3,8 milhões do ex-deputado federal Remídio Monai, tendo contrapartida do Governo de Roraima de R$ 555.815,98. O vice-governador e secretário de infraestrutura, Edilson Damião, explicou em que fase está a obra.

“Mais de 70% da obra já está concluída e o governador está aqui junto, verificando o andamento dos serviços. A expectativa é que até o meio do ano essa obra seja entregue à população aqui do sul do Estado”, disse.

Já na zona rural do município, a comitiva visitou as obras da ponte da vicinal 02. A ponte terá 130 metros de comprimento sobre o Rio Anauá. O valor total do investimento é de R$ 1.375.471,38, oriundos de recursos do Tesouro Estadual. Atualmente, 70% dos serviços foram concluídos.

O produtor e empresário Adão do Super Mais, mora em Rorainópolis há 12 anos e já teve uma propriedade próxima à ponte. Ele explica que esse investimento vai facilitar a logística e o acesso à região.

“Essa demanda aqui era um pedido antigo dos produtões que têm propriedade pra cá, inclusive eu. Há uns sete anos atrás, quando tinha área de terra aqui, eu andava 80 km pro 500 pra poder chegar. Essa ponte vai trazer desenvolvimento, é isso é mérito do governador Antonio Denarium. Agora em apenas 15 km você chega nas propriedades aqui. Então, quero parabenizar o Governo do Estado por mais essa grande obra”, disse o morador.

Além das obras de infraestrutura, o governador visitou propriedades rurais que fazem parte do projeto da cadeia produtiva da avicultura de corte de Rorainópolis. O secretário da Seadi (Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Márcio Grangeiro, explicou um pouco do projeto.

“Estamos visitando um sistema de integração de avicultura que o Governo, em parceria com outras instituições, como a prefeitura, vem trabalhando a criação de frangos que já tem, inclusive, a iniciativa privada para o processamento desse frango, abate e a disponibilização desses produtos nas gôndolas dos supermercados. Ou seja: é o círculo virtuoso da produção levando à mesa da sociedade, aqui do município de Rorainópolis, alimentos saudáveis”, detalhou o secretário.

O deputado estadual Jorge Everton, que destinou cerca de R$1 milhão em emenda para o projeto de avicultura de Rorainópolis, também fez parte da comitiva e visitou as propriedades do projeto da cadeia produtiva de avicultura do corte do município. Para ele é um incentivo à produção e geração de renda.

“Essa é uma emenda parlamentar que nós colocamos para atender o pequeno produtor ajuda a estruturar essa cadeia de produção. O Governo vem dando o material para a construção dos aviários, a contrapartida do produtor é a madeira e a mão de obra. E nós damos toda assistência técnica, vacina, ração e o acompanhamento até o abate, como vocês estão vendo. A emenda também veio fortalecer o abatedouro, onde vai ter um túnel de resfriamento, que tem a capacidade de armazenar o frango mesmo um ano depois dele abatido, trazendo condições do produtor vender e trazer o seu lucro”, pontuou o parlamentar.

A produtora Raquel Feitosa Fontes, de 40 anos é uma das beneficiadas pelo projeto de avicultura em Rorainópolis e conta um pouco da produtividade do abatedouro de frangos Três Corações, que funciona há dois anos. Atualmente, o abatedouro gera 8 empregos diretos, dezenas de indiretos e tem perspectiva de aumentar o número de abates ainda este ano.

“Hoje, está pronto o abatedouro. Não foi fácil, mas estamos aqui. A produção está de vento em popa. Estamos abatendo 1.200 aves por semana. E estamos fazendo alguns reparos no abatedouro para que a gente possa começar abater mil por dia”, destacou a produtora.

O governador Antonio Denarium avaliou a visita e destacou o investimento em todo o ciclo produtivo da avicultura no sul do Estado.

“O abatedouro é separado por dois setores. A parte suja e a parte limpa onde é feito o processamento do frango. Ele já sai aqui limpinho, abatido, embalado com serviço de inspeção estadual que é feito pela Aderr [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima]. Tem a produção do milho, da ração, a cria vem aqui pro matadouro, industrializado. Agora vai pra onde? Vai pro supermercado, vai pra feira, vai pra merenda escolar, pros hospitais e assim por diante. E o Governo do Estado e a prefeitura garantem a comercialização para esse produto na merenda escolar. Ciclo completo. Frango roraimense de boa qualidade”, concluiu o governador.