SINASE PRA VALER | Roraima sedia 5º encontro regional do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo

O Governo de Roraima está participando do V Encontro Regional: Sinase pra Valer, que iniciou nesta terça, 23, e segue até quinta-feira, 26, no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.

O evento é promovido pelo MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania), em parceria com os ministérios da Saúde, Educação, Justiça e Segurança Pública e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A programação tem como objetivo fortalecer o Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) pela aproximação da gestão nacional junto às redes socioeducativas em todas as regiões do País.

O V Encontro está acontecendo de forma híbrida em Boa Vista, para o público prioritário, atores do sistema de Justiça e profissionais que atuam na rede socioeducativa dos programas de meio fechado e aberto, com a participação dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

A titular da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Tânia Soares, ressaltou a importância da iniciativa do Governo Federal em promover os encontros regionais do SINASE.

“O encontro do Sinase pra Valer permite uma maior integração e uma ótima qualificação das políticas públicas referentes ao sistema socioeducativo em nosso estado e demais regiões do Brasil”, explicou Tânia.

Segundo o coordenador Estadual da Política de Medidas Socioeducativa, Hugo Vissotto, o encontro serve ainda para apresentar sugestões, apresentar projetos e melhorias no atendimento socioeducativo do estado.

“Além de compartilhar as boas práticas realizadas no Estado de Roraima, onde somos umas das referências na Política de Socioeducação em todo Brasil, podemos também dividir experiências com os outros estados e contextualizar os 7 estados da região norte que estão participando do Sinase”, disse Hugo.

REGIONAIS

Os encontros regionais Sinase pra Valer foram implementados pelo MDHC em maio deste ano para fomentar ações de integração entre os programas de atendimento socioeducativo e contribuir para a retomada do levantamento de dados e informações sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

Nos eventos regionais, é possível que cada um dos Estados do País faça apresentações institucionais de ações e iniciativas, rodas de conversas e escuta ativa com representantes estaduais, familiares, sociedade civil e movimentos sociais, por visitas aos locais de execução das medidas e pela elaboração de registros por imagem, gravação e escrita.