RESPEITO NÃO TEM IDADE

Setrabes promove evento em alusão à campanha Junho Violeta

Foto: Stephane Queiroz

Junho é o mês de sensibilização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, uma ocasião importante para refletirmos sobre a proteção e o respeito aos direitos daqueles que dedicaram tanto de suas vidas para construir a sociedade que temos hoje.

O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e do Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa), realizou nesta terça-feira, 18, o lançamento da campanha “Respeito Não Tem Idade”.

O evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância de proteger e valorizar os direitos dos idosos, além de promover a reflexão e o engajamento em ações que visem coibir qualquer tipo de violência, para que os idosos possam desfrutar de um envelhecimento ativo e saudável.

Durante toda a manhã, foram realizadas várias atividades, como apresentações culturais, karatê, dança, uma apresentação diagnóstica da violência contra a pessoa idosa em Roraima, e uma palestra que abordou o tema “A Percepção Clínica da Violência à Pessoa Idosa”.

A secretária da Setrabes, Tânia Soares, destacou que a campanha tem o intuito de sensibilizar toda a sociedade, especialmente os familiares, por meio da divulgação de informações sobre os direitos dos idosos e do oferecimento de suporte para aqueles que enfrentam situações de violência.

“Reforçamos nosso compromisso em promover a conscientização e ações efetivas para combater qualquer forma de violência contra os idosos. É fundamental unir esforços para garantir que cada pessoa idosa viva com dignidade, segurança e liberdade”, finalizou.

Segundo a coordenadora do Ciapi, Milva Monego, a campanha reforça o debate e a conscientização sobre os desafios enfrentados pela população idosa, bem como promove a disseminação de informações sobre os canais de denúncia e os direitos garantidos por lei.

“A política da pessoa idosa em nosso estado busca assegurar os direitos, serviços sociais, autonomia, dignidade, respeito e a participação nas atividades oferecidas pelo governo. Acreditamos que todo idoso tem o direito de integrar as políticas públicas, o mercado de trabalho e a geração de renda”, disse.