VACINA SALVA

Sesau repassou mais de 1 milhão de doses de vacinas para os municípios de Roraima

Assegurar saúde para toda a população, proporcionando a assistência adequada aos 15 municípios do Estado. Esse é o trabalho da Sesau (Secretaria de Saúde), por meio de investimentos em imunização.

Foto: Ascom/Sesau

De acordo com informações do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações, órgão subordinado à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, a Sesau repassou 1.417.000 doses de imunobiológicos de rotina e imunobiológicos especiais para as prefeituras municipais e Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

“Temos o objetivo de eliminar, erradicar e controlar as doenças imunopreveníveis. É necessário que toda a população do nosso Estado busque o serviço mais próximo de sua residência. As vacinas são seguras, elas passam por todo o teste de segurança antes de ser aprovada para todo o público”, afirmou a enfermeira do NEPNI, Danyele Aparecida.

Além disso, segundo o NEPNI, foi realizada a supervisão pedagógica de todos os municípios de Roraima para atuação em salas de vacina e na rede de frios, melhorando o correto uso dos imunizantes.

“O Programa Nacional de Imunizações está implantando em todos os nossos municípios e investe para que esses imunobiológicos cheguem em qualidade aos usuários”, completou.

PREFEITURAS SÃO RESPONSÁVEIS PELA VACINAÇÃO

As prefeituras municipais são responsáveis pela execução das campanhas junto ao público-alvo, cabendo aos gestores a adoção mais adequada de medidas que possibilitem atingir o maior número de pessoas possíveis.

De janeiro a outubro deste ano, foram administradas cerca de 500.000 doses de imunobiológicos.

“As vacinas chegam do Ministério da Saúde para o nosso Estado e cabe a nós [Sesau] enviar e levar até os municípios todas as doses que a gente recebe do Ministério”, destacou Danyele.

É importante reforçar ainda que os pais de crianças menores cinco anos procurem uma Unidade Básica de Saúde (postos de saúde) para realizar a atualização do Cartão de Vacina.

ATUAÇÃO DO ESTADO

Cabe à Sesau realizar reunião com os municípios para apresentação das orientações técnicas e operacionais para o desenvolvimento da estratégia de vacinação em Roraima, como também o apoio técnico para o planejamento das atividades de vacinação, incluindo a construção de plano de ação municipal de estratégia de vacinação.

Além disso, a orientação quanto à necessidade de identificação e notificação de Eventos Supostamente Atribuídos à Vacinação ou Imunização, pelos profissionais de saúde dos municípios, e, com isso, a entrega do imunobiológico e insumos, para execução da vacinação no município.

A Sesau também faz o monitoramento semanal das doses aplicadas pelos municípios e realiza orientações técnicas para os Coordenadores Municipais da Atenção Básica e responsáveis pela imunização nos municípios para inserção de doses no sistema, correção de erros de registro e sugestão de atividades que possam melhorar a adesão da população à vacinação.

DIA NACIONAL DA VACINAÇÃO

O Dia Nacional da Vacinação é uma data criada para promover a importância da imunização no controle de epidemias no Brasil, sendo celebrada anualmente no dia 17 de outubro.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 3 milhões de pessoas são salvas a cada ano, graças às vacinas. Elas evitam que várias doenças deixem de ser problemas de saúde pública.

Ao induzirem uma resposta do sistema imunológico o mais semelhante possível àquela que ocorreria em caso de infecção, as vacinas fazem com que o organismo reconheça e combata o agente infeccioso.

Além de proteger, as vacinas criam uma barreira entre as pessoas imunizadas que não deixam a doença se aproximar de indivíduos vulneráveis, que estão com a imunidade baixa, em tratamento de quimioterapia, por exemplo, ou bebês que ainda não têm idade para ser vacinados.

O Ministério da Saúde estabelece metas de vacinação, calculadas pela transmissibilidade da doença e a eficiência da vacina, entre outros fatores. Se essa quantidade for atingida, a população estará protegida contra as enfermidades imunopreveníveis.

Atualmente, 48 imunobiológicos são distribuídos anualmente pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), sendo parte delas disponibilizadas em salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde, com recomendações e orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e indígenas, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.