Sesau recebe doação de câmara mortuária do Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Nesta terça-feira, 18, a Sesau (Secretaria de Saúde) recebeu a doação de uma câmara mortuária do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), equipamento que vai atender demandas direcionadas a Pacaraima, município na região norte do Estado e que faz fronteira com a Venezuela. O item é necessário para promover a gestão adequada e digna de pessoas falecidas.

A instalação do equipamento na unidade vai ajudar a solucionar os problemas relacionados à gestão adequada de restos mortais e para o atendimento aos familiares de pessoas falecidas, uma vez que Pacaraima não possui nenhum cemitério.

“A câmara mortuária vai ajudar a preservar e resguardar direitos daqueles que necessitam dessa atenção especial. Por se tratar de cadáveres, essa preservação vai auxiliar em outros procedimentos. Também é uma forma de respeito com essas almas. Agradecemos imensamente o apoio da Cruz Vermelha por essa parceria”, ressaltou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

“Atualmente, a gestão do óbito [no Estado] é feita pelo Instituto Médico Legal, um órgão da segurança pública que dispõe de câmaras frias. E agora a Sesau passa a ter uma câmara mortuária, que vai ajudar principalmente a cidade de Pacaraima, ajudando a desafogar as demandas [dos moradores] e a dar mais calma para as autoridades desse município no que diz respeito a gestão do óbito”, pontuou o assessor forense do CICV, Frederico Mamede.