O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), promoveu nos dias 21 e 22 de setembro, uma capacitação sobre a gestão eficiente dos processos de recebimento, distribuição e acompanhamento de estoques dos insumos estratégicos, por meio do SIES (Sistema de Informação de Insumos Estratégicos).
A ação, voltada para profissionais que atuam em farmácias e laboratórios de unidades da atenção básica e especializada de Boa Vista, ocorreu no auditório da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), que fica no bairro São Francisco.
De acordo com a gerente do Núcleo Estadual de Controle da Pólio e Influenza, Larissa Costa, a atividade tem como principal objetivo aprimorar o abastecimento de testes de antígeno da covid-19 e medicação utilizados no tratamento da Influenza.
“O Estado é responsável pelo encaminhamento dos insumos e medicamentos que vão para os municípios, que por sua enviam os lotes para as unidades de saúde, e tudo isso tem que ser por meio do SIES, que é o sistema que controla a distribuição, estoque e validade [desses itens], mas para que ele funcione corretamente, é necessário que todos eles trabalhem de forma alinhada”, salientou.
Antes de Boa Vista, a mesma capacitação já havia sido realizada em alguns municípios do interior do Estado, como Rorainópolis, São Luiz, Caracaraí, Cantá, Normandia e Bonfim. “Com isso, esperamos alinhar o fluxo de distribuição desses insumos em cada unidade”, ressaltou Larissa.