Aprimorar a atuação das Ouvidorias de Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o país é a principal finalidade do Seminário Nacional de Ouvidorias, uma iniciativa do Governo Federal que, este ano, está ocorrendo em João Pessoa, capital da Paraíba.
O evento segue até o fim desta quinta-feira, dia 5, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna. A Sesau (Secretaria de Saúde) está entre os órgãos participantes, representada pela assessora-geral da Ogsus-RR (Ouvidoria Geral do SUS em Roraima), Larissa Wandemberg, e pelo coordenador da Comissão Permanente de Sindicância e Processos Administrativos da Pasta, Adriano Coelho.
Entre os pontos discutidos no Seminário estão a avaliação e construção de cartas de serviços públicos, a relação entre Ouvidoria e Corregedoria no tratamento de denúncias de assédio, o papel da Ouvidoria no engajamento social e as competências a serem desenvolvidas para o melhor atendimento desses órgãos.
“Este evento oferece a nós, servidores, um valioso conhecimento para a implementação de estratégias no tratamento de denúncias”, afirmou a assessora-geral da Ouvidoria Geral do SUS em Roraima, Larissa Wandemberg.
Outra pauta discutida no evento foi a “Jornada da Denúncia de Assédio Sexual: da Ouvidoria à Corregedoria”.
“A oficina que participamos foi essencial para entendermos melhor os processos e desafios envolvidos na gestão dessas denúncias, permitindo-nos oferecer um serviço eficiente à população, reforçando o nosso compromisso com a transparência, a ética e a excelência no serviço público”, ressaltou a assessora.