O Estado de Roraima está presente no12º EPI (Congresso Brasileiro de Epidemiologia), evento promovido pela Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) na cidade do Rio de Janeiro. Técnicos da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), órgão vinculado à Sesau (Secretaria de Saúde), participam do evento, que tem como tema “A Epidemiologia e a Complexidade dos Desafios Sanitários”.
A abertura do evento, realizada nessa segunda-feira, 25, no Centro de Convenções Expo Mag, contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
“É um espaço importante de discussões de temas relevantes, como imigração, emergências em saúde pública, vigilância em desastres, entre outros temas. É um local para troca de experiências com profissionais do Brasil inteiro e de outros países, e nele também temos a oportunidade de apresentar quatros nos nossos principais trabalhos”, destacou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.
Além da Abrasco, o 12º EPI conta ainda com a parceria da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Ao todo, o evento conta com a participação de 3.500 pessoas entre autoridades, pesquisadores, professores e estudantes da área de saúde.
Até esta quarta-feira, 26, o evento contará com a realização de diversos cursos e oficinas. A ideia dos organizadores é que todos os participantes possam trocar experiências que sirvam de modelo para a implementação de ações de vigilância nas comunidades que representam.
“É um espaço para troca de experiências, de conhecimentos e debates sobre temas importantes para levar para Roraima, dando maior aprimoramento das nossas ações, e até mesmo apresentar as nossas ações exitosas para os demais estados, para que eles também possam ver como Roraima está trabalhando a vigilância como um todo”, completou Valdirene.