SAÚDE GARANTIDA

Sesau opera mais de 150 pacientes em mutirão cirúrgico em Rorainópolis

Foto: Ascom/Sesau

Mais de 150 pacientes foram operados no mutirão cirúrgico promovido pelo Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), no Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto, em Rorainópolis.

Esses pacientes estavam na fila de espera das cirurgias eletivas há mais de um ano. O mutirão ocorreu no período de 10 a 16 de abril, contemplando as especialidades de cirurgia geral e cirurgia ginecológica.

“Eram procedimentos que estavam parados há mais de um ano. Foram mais de 150 procedimentos realizados, tanto da Cirurgia Geral quanto da Ginecologia. Foi muito gratificante realizar esses mutirões, tendo em vista que todas as cirurgias foram realizadas com 100% de sucesso, sem nenhum tipo de intercorrência, acabando com uma longa espera desses pacientes”, destacou a diretora geral da unidade, Rayane Phranklismar.

Moradora de Rorainópolis, Nilda Valente foi uma das pacientes contempladas no mutirão de cirurgia ginecológica. Ela agradeceu a acolhida que recebeu de toda a equipe da unidade.

“Graças a Deus fui muito bem acolhida, muito bem atendida pela equipe médica e estou muito agradecida por ter conseguido essa cirurgia, pois faz muito tempo que estava buscando por esse procedimento”, disse.

Para o paciente Antônio Araújo, a realização dos procedimentos demonstra a preocupação do Governo com o bem-estar da população.

“Sou morador de Rorainópolis também. Quero parabenizar a equipe de médicos e enfermeiros do hospital, e ao Governo por ter conseguido esse mutirão. Fui atendido graças a Deus”, pontuou.

PRÓXIMO MUTIRÃO

Rayane Phranklismar informou que a próxima etapa de mutirões cirúrgicos será realizada em maio, do dia 11 ao dia 16, com a expectativa de realização de 150 procedimentos.

“Será nos mesmos moldes da primeira etapa. Vamos atualizar os exames de alguns pacientes, auxiliando na emissão do risco cirúrgico, para que posteriormente eles passem pela avaliação médica, para assim entrar no mapa cirúrgico da unidade”, completou.

SOBRE O HOSPITAL

Inaugurado em março de 2014, Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto é a principal referência no atendimento de urgência e emergência médica da região Sul do Estado, atendendo as demandas de Rorainópolis, dos municípios vizinhos e até mesmo da população de cidades amazonenses, já que o município faz divisa com o Amazonas.

O complexo hospitalar da unidade também dispõe dos serviços da Maternidade de Rorainópolis Thereza Monay Montessi e do Centro de Especialidades Médicas Dr. Alceste Madeira de Almeida.