Rádio Roraima

SAÚDE BUCAL

Sesau leva serviços de odontologia para indígenas Yanomami

A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 20, uma programação especial voltada para o atendimento de indígenas assistidos pelos Distritos Sanitários Indígenas do Leste e Yanomami.

Compartilhe:

Foto: Ascom/Sesau

A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 20, uma programação especial voltada para o atendimento de indígenas assistidos pelos Distritos Sanitários Indígenas do Leste e Yanomami.

A ação, que deu início às atividades, consiste na oferta do serviço de saúde bucal do Consultório Odontológico Itinerante, executado pelo programa Saúde Itinerante. Os atendimentos seguem até terça-feira, dia 21, na Casa de Saúde Indígena Yanomami, localizada na zona rural de Boa Vista, sentido norte do estado.

“Não estamos trazendo apenas saúde bucal para eles, mas também ensinando a maneira correta de fazer a higienização da boca, porque muitas vezes essa higienização é feita de maneira incorreta, deixando resíduos que podem causar cáries e outras lesões”, ressaltou a gerente de Odontologia Especializada da Sesau, Hadassa Silva.

A expectativa dos organizadores é atender 160 pacientes da Casai, além de 200 indígenas que residem na comunidade três corações, no município de Amajari. A programação se deslocará para essa localidade na quarta-feira, dia 22, permanecendo até sexta-feira, dia 24.

“Toda ação voltada para a saúde bucal é muito importante, principalmente para a nossa população Yanomami, que é de recente contato. Incentivar o autocuidado, as atividades de prevenção e a participação nas consultas odontológicas são essenciais”, destacou a responsável técnica pelo programa de Saúde Bucal do DSEI-Y, Andréa Olívio Silva.

Indígena da etnia Yanomami, Américo Yaipino, de 28 anos, está na Casai acompanhando alguns familiares. Ele aproveitou a ação para levar a sobrinha ao dentista e aprovou o atendimento realizado no local.

“Eu tenho meus parentes e meus povos aqui. Se eles precisarem, estou ajudando na tradução para eles. Eles querem logo os atendimentos para tirar o dente, porque na cidade às vezes demora”, pontuou.

Confira a programação:

20/05 – Atendimento clínico-odontológico no ônibus da Sesau

Horário: 14h

21/05 – Atendimento clínico-odontológico no ônibus da Sesau

Horário: Das 8h às 18h

22/05 – Abertura

Horário: 9h

22/05 – Palestra com entrega de kits de escovação

Horário: 10h30

22/05 – Triagem e aplicação de flúor

Horário: 11h

22/05 – Almoço

Horário: 12h

22/05 – Atendimento clínico-odontológico no ônibus da Sesau

Horário: 14h

23/05 – Atendimento clínico-odontológico no ônibus da Sesau

Horário: Das 8h às 18h

24/05 – Atendimento clínico-odontológico no ônibus da Sesau

Horário: Das 8h às 17h