SAÚDE EM FESTA

Sesau celebra o Dia da Mulher com programação na capital e interior

A Sesau (Secretaria de Saúde) celebrou nesta sexta-feira, 8, o Dia Internacional da Mulher, com uma extensa programação voltada para reforçar a importância da força e dedicação feminina para as atividades da Rede Estadual de Saúde.

Foto: : Ascom/Sesau
Coordenação Geral de Vigilância em Saúde.

Na sede da Pasta, por exemplo, as atividades contaram com música, ginástica laboral e palestra motivacional por meio da parceria com o Cuidando do Servidor, projeto de iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Administração.

“Nós, mulheres, somos extremamente perseguidas, violadas, assediadas, humilhadas e atacadas por inúmeras razões. Mas o dia de hoje é só mais uma lembrança de que nós devemos combater isso tudo da melhor forma possível, com competência, trabalho e amor”, afirmou a secretária da Saúde, Cecília Lorenzon.

De acordo com dados da Coordenadoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, a Sesau conta atualmente com 9.508 servidores, sendo 6.430 mulheres, o que representa mais da metade dos postos de trabalhos da Saúde Estadual.

Entre essas guerreiras está Valdirene Oliveira, que atualmente ocupa a chefia da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde.

“É muito gratificante [estar aqui], é um momento nosso enquanto mulher, nós passamos o tempo inteiro na correria, principalmente quem exerce função de chefia, e ter esse momento especial para nós é fundamental. Um momento nosso, que a gente pode curtir [as pessoas], confraternizando umas com as outras”, destacou

PROGRAMAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE

Além da sede da Sesau, houve celebrações alusivas à data em unidades da capital e interior do Estado.

No Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, por exemplo, a programação organizada contou com apresentação de música clássica no corredor principal e palestra motivacional no auditório da unidade.

“Um dia tão importante como esse não poderia passar em branco, e homenagear todas as mulheres, em especial aquelas que quase não dispõem de tempo para fazer outra atividade [que não seja o trabalho], é um momento único”, salientou a gerente de Ensino e Pesquisa do HGR, Érica Sousa.

O Núcleo Estadual de Reabilitação Física – 5 de Outubro trouxe para as servidoras os serviços de pilates, palestra sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, recreação dançante e sorteio de brindes.

“A unidade pensou com muito amor e carinho, com uma programação super animada. Foi ofertado também um delicioso café da manhã e lanche da tarde, aulas de zumba, massagem relaxante, sorteio de brindes, algo bastante diferenciado para valorizar as nossas servidoras”, pontuou a diretora do NERF, Cláudia Almeida.

Já a direção geral do Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto ofereceu para as servidoras um momento de beleza e bem-estar, além de um delicioso café da manhã.

“São mulheres guerreiras, batalhadoras, que saem dos seus lares para darem o seu melhor no cuidado de outras pessoas, de forma humanizada. Nada mais justo que dar esse dia especial”, salientou a diretora da unidade, Rayane Phranklismar.