ATUALIZAÇÃO

Sesau capacita profissionais de farmácias de unidades hospitalares estaduais

Foto: Ascom/Sesau
Sesau capacita profissionais de farmácias de unidades hospitalares estaduais

Essencial para o funcionamento de qualquer unidade hospitalar, o setor farmacêutico é foco de uma capacitação em Roraima. A iniciativa é da Sesau (Secretaria de Saúde), com apoio dos conselhos Nacional e Regional de Farmácia.

Iniciada nesta quarta-feira, 3, a atividade segue até quinta-feira, 4, sendo inteiramente voltada para farmacêuticos e técnicos do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

“O Núcleo de Farmácia é um setor sensível e extremamente importante para dar continuidade ao serviço de saúde. Independentemente de estar na assistência hospitalar ou na logística de entrega de medicamento, é preciso saber se a dose do medicamento ou a dispensação de medicamento estão sendo feitas de maneira correta”, destacou o secretário adjunto da Sesau, Edson Castro.

Como foco em práticas e teóricas sobre cálculos farmacêuticos, a primeira atividade da capacitação foi realizada no auditório do CRF-RR (Conselho Regional de Farmácia de Roraima), no bairro São Francisco.

A ideia é implementar a ferramenta nas principais unidades, a fim de que os medicamentos sejam administrados e manipulados com mais atenção e cuidado.

“O cálculo em medicamento é uma coisa que requer muita expertise e uma atenção muito especial, [no caso do HMI] por tratar de bebês prematuros de baixo peso. Era um anseio que nós tínhamos de estar capacitando esses profissionais”, pontuou o coordenador Geral de Assistência Farmacêutica da Sesau, Charles Gonçalves.

Para o segundo dia, a programação será realizada na Central de Abastecimento Farmacêutico do Estado, situada no bairro Santa Tereza.

“O evento tem como primordial apontar os pontos estratégicos de melhorias da saúde hospitalar do nosso Estado. A expectativa é começar a ter indicadores de melhorias, na verdade já temos alguns, tanto na maternidade como no HGR”, salientou a presidente do CRF-RR, Bianca Crispim.

O coordenador farmacêutico do HGR, Alan Frade, é um dos participantes da capacitação e apontou a importância de todas as unidades passarem por atualizações como essa.

“É de extrema importância os farmacêuticos se capacitarem, sempre há novidades para implantar e melhorar. Sempre tem um detalhe que aproveitamos, colocamos em prática e vamos caminhando passo a passo para entregar um serviço melhor”, ressaltou.

Confira a programação:

14h – Visita às unidades HMI, HGR e CGAF