Rádio Roraima

Sesau apoia capacitação sobre anomalias congênitas no pré-natal e nascimento

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

A Sesau (Secretaria da Saúde) participa da “Oficina de Capacitação sobre o diagnóstico e notificação de anomalias congênitas no pré-natal e ao nascimento”, promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O evento ocorre nesta quarta-feira, 18, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

 

A iniciativa tem como objetivo capacitar médicos e enfermeiros que trabalham na área do pré-natal, parto e exame físico do recém-nascido em unidades de saúde pública da capital e do interior de Roraima.

 

Além disso, o evento é voltado para a melhora do diagnóstico de anomalias congênitas tanto durante o pré-natal quanto no momento do nascimento, buscando qualificar a notificação de casos para subsidiar a organização do atendimento às crianças com anomalias congênitas e garantindo o cuidado adequado e apoio necessário.

 

O coordenador da CGAB (Coordenação Geral de Atenção Básica) em Roraima, Hudson Pinto, destacou que com o surto do zika vírus em 2019, o MS informou que as anomalias devem ser notificadas e acompanhadas.

 

“Por meio da notificação, conseguiremos acompanhar a criança durante o processo, logo após o nascimento, e identificar quais são suas necessidades. Após a capacitação, os profissionais vão ter a habilidade e o conhecimento necessários para identificar o tipo de anomalia, fazer o diagnóstico e realizar a notificação corretamente”, pontuou.

 

De acordo com a diretora substituta do Daent (Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis), Marli Souza Rocha, as oficinas fazem parte do plano de educação continuada para fortalecer a vigilância das anomalias congênitas.

 

“É necessário treinar os profissionais de saúde que atuam na assistência e na vigilância para que tenhamos o diagnóstico e a notificação feitos no momento certo, e para que sejam desencadeadas ações de saúde que aumentem a sobrevida e a qualidade de vida da criança e de suas famílias”, disse.

 

AGENDA

 

Além dos profissionais de saúde, o evento também está aberto ao público externo interessado em conhecer mais sobre o diagnóstico de anomalias congênitas. A programação ocorre durante todo o dia, com sessões das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, para garantir que o maior número possível de participantes possa se beneficiar desta oportunidade de capacitação.