Uma das datas que mais tem ganhado destaque no comércio brasileiro é o dia 15 de março, quando é celebrado o Dia Internacional do Consumidor. A data trata sobre a sensibilização do consumidor em relação aos próprios direitos perante o comércio.
Por conta disso, em alusão à data, nos últimos anos, o comércio local e nacional vem realizando a Semana do Consumidor. O Governo de Roraima, por meio do Procon Estadual, irá realizar uma ação de sensibilização na avenida Jaime Brasil, que compõe o principal e mais antigo centro comercial de Boa Vista.
Haverá abordagens aos clientes no trecho comercial, com distribuição de panfletos com dicas para os clientes, assim como visita às lojas para orientações de fornecedores, a fim de evitar possíveis demandas do consumidor.
De acordo com a coordenadora em exercício do Procon Estadual, Hayza Melo, uma equipe composta por seis servidores do órgão de defesa do consumidor estará realizando essa ação junto à população.
“A ideia desta semana é reforçar as orientações para que os consumidores tenham os direitos respeitados nas relações de compra e aquisições de bens e serviços. O dia 15 de março celebra o Dia Internacional do Consumidor, que representa um marco na defesa dos direitos dos clientes e fornecedores, e essa ação tem o objetivo de alertar todos os consumidores sobre seus direitos e deveres” explicou.
PROCONZEIRA
Uma das grandes novidades para essa ação da Semana do Consumidor é o Proconzeira, mascote oficial do Procon Estadual, que estará acompanhando a equipe do órgão para tornar mais lúdica a visibilidade do órgão na defesa de direitos dos consumidores.
“A ideia de criar o Proconzeira saiu da necessidade de chamar a atenção da população para o órgão, tornando nossa presença mais lúdica com a mascote, inclusive para que as crianças comecem logo cedo o aprendizado sobre o consumo consciente”, frisou a coordenadora interina.
CANAL DE DENÚNCIAS
O Procon Estadual possui vários canais de comunicação para que a população possa tirar dúvidas sobre seus direitos e denunciar práticas abusivas no comércio. Pelo WhatsApp, o cidadão pode entrar em contato através dos números (95) 99172-4008 e (95) 99176-0022. As denúncias também podem ser feitas pelo Facebook e pelo Instagram oficiais do órgão. Também está disponível o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..