SELO UNICEF | Governo firma pacto com Fundo das Nações Unidas para promover políticas e garantir direitos das crianças e adolescentes em Roraima

O Governo de Roraima passa a ser o articulador, juntamente com os municípios do Estado, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) a partir da assinatura de um memorando de entendimento, que tem como objetivo fortalecer o compromisso entre a agência e o Executivo em iniciativas comuns para a promoção e proteção dos direitos das crianças e adolescentes que vivem em Roraima.

O protocolo prevê a consolidação de um trabalho integrado e o desenvolvimento em comum de iniciativas e ações focadas em sete eixos e resultados sistêmicos do Selo Unicef, inclusive com a designação pelo Governador da articuladora estadual para o selo da agência, que teve como responsável a primeira-dama de Roraima, Simone Denarium.

Na mesma solenidade de assinatura do memorando de entendimento ocorreu a apresentação do novo representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.

O governador Antonio Denarium destacou que, a partir da assinatura do memorando, será apresentado às secretarias temáticas das áreas de Assistência Social, Educação, Povos Indígenas, Saúde e Saneamento, bem como as demais pastas pertinentes, a proposta do plano de trabalho em conjunto com o Unicef no marco do memorando de entendimento, que permita às partes desenvolver os projetos necessários à realização dos objetivos.

“Tenho a grata satisfação de assinar este importante encaminhamento, que fortalece a garantia de direitos às nossas crianças e adolescentes que residem em todos os municípios, consolidando em conjunto com as pastas principais que integram nossa gestão, onde juntos faremos um trabalho de excelência”, disse.

Como novo representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, enfatizou a importância da articulação do governo estadual com as prefeituras dos municípios sobre os eixos que integram todo o trabalho de mobilização pelo direito das crianças brasileiras e especialmente das Migrantes que se encontram residindo no Estado, protegendo e assegurando os mesmos direitos.

“É um momento importante para o Estado, onde passam a ser articuladas diretrizes e ações concretas, que entram nos planos de ação contando com uma rede formada pelas próprias secretarias e entidades que integram o Governo de Roraima”, explicou.

A primeira-dama e articuladora estadual do Selo Unicef, Simone Denarium, enfatizou que o trabalho de articulação com os municípios possibilitará uma articulação em áreas específicas de atuação em vários eixos, integrando também a população migrante e os povos indígenas para auxiliar os municípios no trabalho intersetorial e a alcançarem maior eficácia no memorando de entendimento, de forma cooperativa.

“Estamos otimistas com essa nova parceria com o Unicef na construção e na articulação destas políticas de proteção e garantia de direitos às nossas crianças e adolescentes em todo o Estado”, declarou Simone no evento.

A titular da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Tânia Soares, enumerou as ações realizadas pela pasta nas áreas de Assistência Social e Direitos Humanos, abrangendo, ainda, a primeira infância.

“Desde o início de nossa gestão temos trabalhado a política da primeira infância, em que executamos um trabalho em parceria com os demais municípios para garantir acesso aos direitos deste público atendido pela Setrabes”, afirmou.