Uma cerimônia para ficar na memória, a aula inaugural do CFP (Curso de Formação Profissional) dos candidatos aprovados no concurso público da PCRR (Polícia Civil de Roraima), aconteceu na noite de quarta-feira, 13, no auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia.
Entre sentimentos de realização, esperança, felicidade, ansiedade e tantos outros, todos os futuros servidores da PCRR presentes foram instruídos pelo diretor administrativo da PCRR, Jimmy Santana, a respeito das normativas das aulas e avaliações que terão durante os cinco meses de Academia de Polícia, segunda e última fase do concurso, antes da posse.
Ao todo, 205 alunos ingressam na Apics (Academia de Polícia Coronel Santiago) a partir da próxima segunda-feira, dia 18, e seguem com aulas previstas até o dia 24 de maio de 2024.
O candidato ao cargo de escrivão de polícia, Matheus Victor Maffei Costa, detalhou as emoções que sentiu no momento da aula inaugural.
“É um momento muito importante, todo mundo sabe que nós passamos por diversas fases difíceis para chegar aqui, então já é uma vitória. Mais uma fase do concurso agora, classificatória e eliminatória, sabendo que nada acabou ainda. Serão quatro meses de muito aprendizado que iremos ter, buscando aprimorar nosso aprendizado para poder contribuir para a segurança pública do estado”, disse.
Presente na cerimônia, o governador Antonio Denarium conversou com os alunos e pediu para que eles “adotassem o sentimento de servidores públicos”.
“Vocês farão parte da estrutura de segurança pública mais bem avaliada do País, e do Estado que mais reduziu os assassinatos e crimes violentos nos últimos anos. A segurança pública de Roraima é muito bem avaliada pela população e vem rendendo bons frutos graças ao nosso trabalho sério e compromisso. E agora, com a participação de vocês, esses índices vão melhorar ainda mais”, celebrou o governador em discurso dirigido aos alunos.
Denarium continuou, pedindo para que os futuros agentes de segurança pública se dediquem ao exercício da profissão.
“Sejam os melhores servidores. Que vocês trabalhem com muita honestidade, sempre defendendo o nosso cidadão. Cumpram com as suas obrigações, porque o Estado está cumprindo com a dele e é a hora de vocês demonstrarem a força da Polícia Civil, continua a reduzir os indicadores de crimes e dar a certeza para a população com uma segurança de boa qualidade. Sempre estarei ao lado de todos, apoiando nesse trabalho para todos os nossos cidadãos”, declarou.
Durante a abertura, o delegado-geral, Eduardo Wayner, deu as boas-vindas aos alunos e lembrou, com emoção, que o momento era aguardado há 20 anos.
“Todos sabem que nós só tivemos um concurso da PCRR e ele foi finalizado há 20 anos. Desde então estamos carentes, pois nossa instituição cresceu muito em estrutura, mas pouco em pessoal. Com certeza uma realização para todos que seguem agora no desafio da formação policial rumo à aprovação e efetivação”, disse.
Estiverem presentes na Aula Inaugural autoridades como deputados estaduais, representantes do Ministério Público do Estado de Roraima, Polícia Federal e toda a cúpula de segurança do Estado, além da diretoria da Polícia Civil, delegados e demais servidores.