EJA

Seed promove Primeiro Ciclo de Palestras e Oficinas para Formação Inicial e Continuada em parceria com Sebrae

Foto: Ascom/Seed

O Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima, órgão da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está se preparando para sediar o primeiro Ciclo de Palestras e Oficinas com o tema “Desafios, avanços e possibilidades dos cursos de Formação Inicial e Continuada da Educação de Jovens e Adultos”. O evento acontecerá em parceria com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima).

O evento ocorrerá nos dias 9, 14 e 16 de maio, a partir das 18h, no Ceep, localizado na avenida Chile, 593, bairro Caranã, contemplando escolas que oferecem FIC (Formação Inicial e Continuada).

O público-alvo das palestras são estudantes da 3ª série da EJA, um grupo que busca a conclusão do Ensino Médio e a inserção no mercado de trabalho. A formação oferecerá oportunidades de aprendizado e capacitação para atender às demandas do mercado.

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos e promover debates sobre temas relevantes para a educação, as palestras e oficinas abordarão temas como alimentação escolar, a função dos assistentes escolares e redes de computadores. O apoio do Sebrae-RR fortalece a iniciativa que visa contribuir para a qualificação dos estudantes.

A diretora do Ceep, Adriana do Vale, enfatizou a importância do Ciclo de Palestras para a formação dos estudantes da EJA: “Nós temos três cursos de formação inicial e continuada e em cada data vai acontecer um destes cursos. Cada escola inscrita participará de um ciclo”, disse.

COMO SE INSCREVER

As inscrições para o evento continuam abertas, de forma online, por meio deste link disponibilizado pela instituição. A inscrição é realizada pela escola em que o aluno está matriculado.

FORMAÇÃO CONTINUADA

A FIC, que é a Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

Isso inclui cursos de capacitação profissional, aperfeiçoamento e atualização profissional de trabalhadores em todos os níveis de escolaridade. Abrange cursos especiais, de livre oferta, abertos à comunidade, além de cursos de qualificação profissional integrados aos itinerários formativos do sistema educacional.

Essas formações estão previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N° 9394/96).