Após a realização de avaliações diagnósticas com turmas do 6° ano do Ensino Fundamental no ano passado, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) identificou o não desenvolvimento de forma adequada das habilidades relativas ao domínio da escrita e leitura entre os estudantes.
Para mudar essa realidade, a Seed criou o Programa de Alfabetização e Letramento Linguístico, o ProAlfaLetrarr. O lançamento oficial do projeto ocorre nesta quinta-feira, 11, às 15h na Escola Estadual Monteiro Lobato.
O secretário-adjunto de Educação Básica da Seed, Semaias Alexandre Silva, explicou que o grande objetivo do programa é promover uma efetiva aprendizagem e desenvolver novas estratégias pedagógicas.
“O ProAlfaLetrarr vai permitir a construção de projetos junto com os professores que estão nas escolas e que conhecem a realidade de cada turma, de cada aluno, em busca de fazer com que consigam avançar nos estudos com pleno domínio da leitura e escrita”, destacou Semaias.
NÚMEROS
Dos 5.036 estudantes que participaram das avaliações diagnósticas em 45 escolas da capital, apenas 351 (o que corresponde a 6,9%), tiveram ótimo desempenho e demonstraram que sabem ler e escrever de forma adequada, com todas as habilidades de alfabetização e letramento plenamente desenvolvidas. O fato acendeu o sinal de alerta para a necessidade de encontrar soluções urgentes para mitigar o quadro.
O ProAlfaLetrarr, tem o objetivo de desenvolver estratégias pedagógicas de alfabetização e letramento, buscando a efetiva aprendizagem. O programa, que também é voltado para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, será coordenado pelo DEB (Departamento de Educação Básica) por meio da DIFC (Divisão de Fortalecimento do Currículo) da Seed. Neste ano, as avaliações diagnósticas serão aplicadas em turmas do 6° ao 9° ano.
“O Programa busca garantir a integração dos processos de alfabetização e letramento linguístico como política educacional da rede estadual de ensino. Essa política acontecerá nas escolas de forma a atender inicialmente o Ensino Fundamental e depois atenderá outras etapas de ensino”, destacou o assessor pedagógico da DIFC e coordenador estadual do ProAlfaLetrarr, Jairzinho Rabelo.
O ProAlfaLetrarr foi instituído por meio da Portaria Normativa N° 4/SEED/GAB de 26 de fevereiro de 2024 e publicada no Diário Oficial do Estado N° 4628 em 28 de fevereiro de 2024 e está disponível para consulta no site www.imprensaoficial.rr.gov.br.
Escolas serão protagonistas do programa
O ProAlfaLetrarr será implementado nas escolas que ofertam a etapa Ensino Fundamental (6° ano ao 9° ano). As instituições de ensino, com apoio do DEB e suas divisões pedagógicas, elaborarão projetos escolares de alfabetização e letramento de acordo com a realidade da comunidade a qual está inserida.
O projeto escolar será elaborado com a participação dos professores que deverão estar inseridos em todo o processo desde a construção do projeto, avaliações, diagnósticos e resultados.
Neste projeto, as escolas poderão replanejar suas estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem, implementando novas propostas para diminuir ou reverter a defasagem da escrita e leitura dos estudantes.
“A escola tem que garantir que o aluno aprenda a ler e escrever, para que ele seja capaz de aprender conhecimentos de outras áreas como Geografia e História e para isso ele precisa de uma boa competência de leitura e escrita”, finalizou Jairzinho.