SANEAMENTO BÁSICO | Caer disponibiliza parceria e assessoria técnica para prefeituras do interior

A diretoria da Caer (Companhia de Águas e esgotos de Roraima) formalizou nesta quarta-feira, 10, ofício solicitando reunião com os prefeitos dos 14 municípios do Estado, para tratar sobre possíveis investimentos em infraestrutura básica e saneamento que poderão ser realizados nos próximos quatro anos, em localidades que ainda não dispõem destes serviços.

O objetivo é disponibilizar assessoria técnica e desenvolver projetos que beneficiarão a população, promovendo melhorias significativas em abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.

O presidente da Caer, James Serrador explica que, dezenas de obras executadas nestes municípios, por meio de convênios entre Governo Federal e Prefeituras, não foram concluídas e, consequentemente, não foram recebidas pela Caer, estando sem operação. Por este motivo, muitas delas estão em tomadas de Contas especiais pelo Tribunal de Contas da União, causando prejuízos à população.

“Diante desta realidade, estamos disponibilizando assessoria técnica, inclusive, para acompanhamento das obras de saneamento básico. Nosso compromisso é buscar a universalização do acesso à água potável, a coleta e o tratamento do esgoto no interior do Estado, conforme determina o Marco Legal do Saneamento”, afirmou.

A Caer deve iniciar as reuniões nos próximos dias, conforme agendamento por parte  das gestões municipais. A assessoria técnica da Companhia visitará as localidades e apresentará as propostas a partir das necessidades específicas de cada região.

A meta é fortalecer as ações de universalização do saneamento básico em Roraima, que já vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado e atender ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico.