EXPOSIÇÃO

Salão Internacional de Turismo reúne expositores de produtos e serviços em Roraima

O Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), e o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) deram início nesta sexta-feira, 26, à exposição do setor turístico no “Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024”. A abertura dos trabalhos ocorreu no Roraima Garden Shopping, e a mostra segue até o dia 28 de abril.

Foto: Neto Figueredo

A intenção é fortalecer o comércio local apresentando as potencialidades turísticas para todo o país e para o mundo. O evento reúne mais de 70 expositores de produtos e serviços de Roraima, de outras localidades do Brasil e internacionais, contando com a presença de representantes da Guiana, Venezuela e Barbados.

“Estamos realizando o primeiro Salão de Internacional de Turismo do Estado de Roraima, onde temos aqui os países vizinhos como Guiana Inglesa e Barbados. Estão aqui trazendo de lá suas belezas culturais e nós estamos mostrando as nossas. Do ponto de vista econômico é importante difundir o que temos de melhor”, destacou o vice-governador Edilson Damião.

Damião ressaltou que Roraima possui inúmeras belezas por todo o Estado. Para ele, o Salão de Internacional é uma oportunidade de ampliação das relações comerciais.

“Roraima possui de norte a sul, belezas e serviços que podem ser acessados por esses países. Da mesma forma, podemos ter acesso a esses países, então nada melhor do que o Salão para que tenhamos possibilidades de negócio com outros países. E também para que provavelmente o roraimense possa escolher esses países, bem mais próximos, para visitar e fazer turismo”, afirmou.

A embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy, se mostrou animada com as possibilidades de melhorias nas relações do comércio e turismo com o Estado de Roraima.

“Estamos num momento pioneiro em que as coisas não serão mais como antes. Eu vejo a grande possibilidade de transporte, turismo e comércio acontecendo, um alimentando o outro. Precisamos preencher esses espaços que mantinham Barbados e o Brasil separados. Estou muito feliz com as possibilidades que virão”, observou

De acordo com o diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz, o acontecimento mobiliza o mercado e destaca o grande potencial turístico do Estado

“Temos aqui empresas de várias partes do país, que agora vêm para Roraima apresentar seus serviços e produtos, e o mais importante é termos o produto roraimense na prateleira nacional. A iniciativa do Governo foi de empreender esforços para apresentar o Salão como grande produto e colocar Roraima conectado com vários estados e países, que acreditaram no projeto do Salão Internacional do Turismo”, revelou.

O turismo é um dos principais setores econômicos para o fortalecimento e desenvolvimento de uma região, pois gera emprego e renda, além de manter uma grande cadeia produtiva, isso impacta vários segmentos diretos e indiretos ao turismo, conforme explicou o superintendente do Sebrae-RR, Emerson Baú.

“O Governo de Roraima vem há alguns anos trabalhando um planejamento organizado e sistemático. O Sebrae, de maneira paralela, vem realizando uma série de capacitações e consultoria junto aos empresários do setor. Agora o Salão do Turismo uniu as duas forças, para mostrar para a população a força que temos no Estado, não só com as belezas, mas com as empresas, profissionais e instituições que apoiam na formação. E, aproveitando o momento e localização e ser internacional, buscando parceria com a Guiana, Venezuela e Caribe”, disse.

PARCEIROS

Para a realização do “Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024”, o Governo de Roraima e o Sebrae-RR contarão com vários parceiros. São eles: Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima), Sesc-RR (Serviço Social do Comércio), Senac-RR (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sinderarterr e prefeituras municipais.

As empresas Mais 1 Café, ITGS, Roka Hotel, Uiramutam, Sicoob Amazônia, Eco Hotel e Prefeitura de Presidente Figueiredo também prestarão apoio ao evento.

Confira a programação completa do Salão Internacional de Turismo – Roraima 2024:

Neste sábado – 27/04

18H    PALESTRA: “Viajante 4.0 – Tendências de novos comportamentos”

PALESTRANTE: Marta Poggi

19H    PALESTRA: “Turismo rural e gastronomia, uma receita de sucesso: Caso de Jundiaí- SP”

PALESTRANTE: Marcela Moro

PALESTRA: “Café com Turismo – Roteiros gastronômicos: Caso do genoma à xícara”

PALESTRANTE: Andréa Squilace

PALESTRA: “Gestão Estratégica em Meios de Hospedagem”

PALESTRANTE: Eduardo Faraco

20H    PALESTRA: “A experiência da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda com Sustentabilidade e Acessibilidade no Turismo”

PALESTRANTE: José Fernandes