GERAÇÃO DE EMPREGO

Roraima fica em segundo lugar em ranking nacional com Governo fortalecendo políticas de trabalho e renda

Foto: Secom-RR

O Estado de Roraima ficou em segundo lugar em crescimento de empregos formais, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego referentes ao Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Roraima é o segundo Estado brasileiro que mais gerou empregos nos últimos 12 meses, de abril de 2023 a março de 2024, com variação relativa de 6,2%.

Este crescimento está relacionado às ações realizadas nos últimos cinco anos pela atual gestão do Governo de Roraima, que trabalha promovendo um ambiente favorável aos negócios, estimulando políticas de emprego e renda junto ao setor privado, além da chegada de novas empresas a Roraima, criando novos postos de trabalho.

Roraima fechou o 1º trimestre de 2024 com saldo de 1.950 empregos formais. Com destaque para o setor de serviços, que gerou 468 empregos formais.

Em comparação ao trimestre anterior (período que abrange outubro 2023 a dezembro de 2023), o Estado cresceu 73% na geração de empregos formais. Já em relação ao mesmo período do ano anterior, houve uma queda de -16%.

Foram criados 4.561 novos empregos no período, o que representa um crescimento de 6,25%, em relação ao total de trabalhadores formais no Estado.

O resultado é quase o dobro da média nacional (3,72%), ficando acima da média da região Norte (5,26%). Essa geração de empregos representa um crescimento de 47%, maior resultado do Brasil, ficando bem acima da média nacional (19%) e da região Norte (28%).

O governador Antonio Denarium ressaltou que o resultado divulgado pelo Ministério do Trabalho, que confirma o crescimento significativo de empregos formais no Estado, é uma conquista fruto do esforço conjunto do Governo de Roraima e de todos os setores da sociedade em promover um ambiente favorável aos negócios e ao desenvolvimento econômico.

“Nos últimos cinco anos implementamos diversas medidas para atrair investimentos e incentivar o empreendedorismo, e os resultados estão à vista. A chegada de novas empresas a Roraima tem proporcionado oportunidades de trabalho para os roraimenses, fortalece a nossa economia e contribui para o bem-estar de nossa população. Vamos continuar trabalhando com determinação para garantir que esse crescimento seja sustentável e beneficie a todos os cidadãos do nosso Estado”, declarou o chefe do Executivo estadual.

ÚLTIMOS CINCO ANOS

De janeiro de 2019 a março de 2024, foram criados quase 25 mil novos empregos. O maior resultado nesta faixa de período. O valor é superior a todos os empregos criados nos últimos 12 anos anteriores à gestão do governador Antonio Denarium.

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Economia, publicadas nesta terça-feira, 30 de abril, o Brasil gerou 244,3 mil empregos formais em março deste ano.

Foram registradas em março: 2,26 milhões de contratações; para 2,02 milhões de demissões. O resultado representa melhora de 25,7% em relação a março do ano passado, quando foram criados 194,37 mil empregos com carteira assinada (valor ajustado).