RODOVIAS FEDERAIS | Ministério dos Transportes anuncia investimentos de R$ 232 milhões para Roraima

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta sexta-feira, 27, em Brasília (DF), que o Governo Federal vai investir na melhoria e recuperação das BRs 174, 210 e 432. O governador de Roraima, Antonio Denarium, que partiicipa do encontro de governadores na Capital Federal, destacou que serão R$ 232 milhões aplicados nas três principais rodovias do Estado. “Agradeço ao nosso ministro de Infraestrutura, Renan Filho, por anunciar esse investimento para 2023 de R$232 milhões. São reivindicações de investimentos de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento econômico de Roraima”, declarou o governador Antonio Denarium. O ministro dos Transportes participa do Fórum de Governadores em Brasília e recebeu dos chefes de Executivo de cada Estado demandas e desafios da malha viária de todo o País. Na ocasião, Denarium explicou ao ministro a reivindicação para que o Governo Federal invista nas principais rodovias de Roraima, que são de responsabilidade da pasta. “Recebi o governador Antonio Denarium para tratar sobre os investimentos do Ministério dos Transportes em Roraima. São investimentos importantes que vim falar com o governador, como a recuperação do pavimento asfáltico da BR-174, da BR-210 e da BR-432, as três mais importantes de Roraima e que vão receber investimentos de recuperação para melhorar a qualidade do tráfego na região”, disse. A BR-174, de responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), é o principal corredor econômico de Roraima. O trecho sul da rodovia liga Roraima ao Estado do Amazonas, e o trecho norte dá acesso à Venezuela. Em 2022, de acordo com dados do Ministério da Economia, o país vizinho comprou quase 65% dos bens exportados pelo Estado. O vice-governador e secretário de infraestrutura, Edilson Damião, detalhou que as BRs 174, 210 e 432 são rotas que necessitam de investimentos de recuperação e melhorias para que Roraima continue a ter condições de trafegabilidade em todos os sentidos. “A BR-174 em Roraima é uma rodovia que corta o Estado e é rota para quem faz o transporte de grandes cargas e também rota turística, ou seja, uma estrada de bastante uso. Ela e as demais precisam de grandes investimentos, principalmente oriundos do Governo Federal, para que se possa fazer reparos e as melhorias necessárias para que a composição e estrutura asfáltica sejam de boa qualidade”, afirmou.