Rádio Roraima

CONCURSO POLÍCIA CIVIL

Reunião discute nova ampliação do cadastro reserva do Concurso da PCRR

Membros do governo de Roraima, da Assembleia Legislativa, do Sindpol (Sindicato dos Policiais Civis de Roraima) e representantes das comissões dos candidatos classificados no Concurso Público da PCRR (Polícia Civil de Roraima) estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 13, para buscar soluções que possam viabilizar o aumento do cadastro reserva e a futura inserção de novos aprovados no CFP (Curso de Formação Profissional)

Compartilhe:

Foto: Ascom/PCRR

Membros do governo de Roraima, da Assembleia Legislativa, do Sindpol (Sindicato dos Policiais Civis de Roraima) e representantes das comissões dos candidatos classificados no Concurso Público da PCRR (Polícia Civil de Roraima) estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 13, para buscar soluções que possam viabilizar o aumento do cadastro reserva e a futura inserção de novos aprovados no CFP (Curso de Formação Profissional).

Dentre os pontos apresentados pelas comissões está a defasagem de pessoal da PCRR e a iminente “expressiva baixa” devido à possibilidade de aposentadoria de grande parte dos atuais policiais civis, após completarem o tempo de serviço necessário.

Além disso, o aumento populacional do Estado e a imigração, que demandaram a construção de novas delegacias e institutos, tanto na capital como no interior, também foram pontos abordados pelas comissões para solicitar o aumento de vagas.

“O quadro atual da PCRR é mais defasado do que o que assumiu o único concurso que tivemos há 20 anos. Além disso, muitos estão prestes a se aposentar, o que vai trazer uma baixa muito maior. Por isso estamos aqui, para buscar soluções com o Executivo e o Legislativo que legitimem o aumento do cadastro reserva”, disse o candidato classificado para o cargo de delegado, Guilherme Vieira.

Em sua fala, a delegada-geral, Darlinda de Moura Viana, afirmou o total interesse da PCRR em aumentar o quadro de reserva e a realização de um novo curso de formação. Porém, destacou a necessidade atual da PCRR de reforço no orçamento para os gastos atuais da instituição, como o pagamento das progressões dos policiais da ativa e também o acréscimo orçamentário que será necessário para o pagamento dos futuros policiais.

“É preciso dizer que a Polícia Civil vê com bons olhos a possibilidade da ampliação do cadastro reserva para todos os cargos. Estamos aqui completamente abertos ao diálogo com os atores necessários para que isso aconteça. Contudo, atualmente, nós temos um déficit de aproximadamente R$ 45 milhões que precisa ser suplementado. Por isso, é importante que ao se projetar uma futura incorporação destes concursados, que seja feita em total responsabilidade fiscal para que todos saiam ganhando”, disse a delegada.

Ao final da reunião, o chefe da Casa Civil do Governo, Flamarion Portela, que se mostrou favorável ao pleito, ressaltou que levaria as demandas ao governador Antonio Denarium e que o próximo passo será uma reunião com o governador, pré-agendada para a próxima semana.

“É preciso dizer que o governo do Estado é extremamente sensível à segurança pública e que, com certeza, receberá todos para uma conversa na qual poderemos chegar à melhor solução para todos”, disse o chefe da Casa Civil.

Estavam presentes na reunião ainda o secretário da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento, Rafael Fraia, o diretor administrativo da PCRR, delegado Jimmy Santana, os deputados Gabriel Picanço, Renato Silva, Rarison Barbosa, Chico Mozart, além do presidente do Sindpol, Leandro Almeida, representantes da Defensoria Pública do Estado de Roraima e demais representantes dos concursados.