Inserido no leque de serviços da Saúde Itinerante, o Consultório Odontológico Itinerante tem feito a diferença na vida e no sorriso da população dos 15 municípios. Depois do recesso de fim de ano, as atividades retornaram em fevereiro, e a cada semana a unidade móvel está em um município ou bairro da capital.
Os dados da Sesau (Secretaria de Saúde) revelam que o programa realizou 6.109 procedimentos odontológicos somente nos 11 dias de atividade em fevereiro de 2024. Os números reforçam a importância da iniciativa para o bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde.
“E é dessa forma que o Governo de Roraima leva serviços de qualidade com comprometimento no bem-estar do cidadão, pois o primeiro cuidado começa com a saúde bucal”, destacou o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante da Sesau, Genival Ferreira.
No ano passado, segundo a Sesau, o programa realizou 11.899 consultas odontológicas, além de 26.425 restaurações de resina permanente, 2.288 restaurações de resina decíduo, 530 restaurações com material de incremento único, 11.484 remoções de placa bacteriana, 16.691 raspagens, 22.264 aplicações de flúor, 2.815 extrações permanentes, 1.330 extrações decíduo e 11.289 aplicações de selante dental.
“As nossas ações itinerantes móveis são de importantíssimo valor, pois elas levam dentistas com atendimento de qualidade aos quatro cantos do nosso Estado”, completou Ferreira, ao acrescentar que essa medida desafoga os postos de saúde dos municípios, que são responsáveis por esse atendimento.
PRÓXIMAS AÇÕES
Para esta semana, a Saúde Itinerante está realizando atendimentos para servidores do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza, em atendimento às demandas do programa Cuidando do Servidor. E em seguida será em Rorainópolis.
No HGR, por exemplo, são oferecidos os serviços do Consultório Odontálgico Itinerante e da Unidade Móvel de Saúde da Mulher Itinerante. O atendimento a esse público será nos dias 12 e 13 de março, das 8h até às 17h.
“É uma ação que visa a valorização dos funcionários e a redução das filas de atendimento do programa do Governo, o Cuidando do Servidor, que leva para essas pessoas os serviços dessas duas unidades móveis”, completou Ferreira.
Já a ação do sul do Estado será para a população em geral no município de Rorainópolis, no dia 15 de março, na avenida Drª Yandara Coelho. Além das duas unidades móveis, o programa oferecerá consultas com oftalmologista.
Para ter acesso aos atendimentos, é necessário apresentar os documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.