Por meio de uma série de investimentos, o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) tem se firmado como um dos melhores hospitais do país no atendimento de pacientes acometidos por AVC. A prova disso é que a unidade de AVC alcançou o status Gold no Angels Awards, da Iniciativa Angels.
O Angels Award (Prêmio Angels) foi lançado para reconhecer e honrar o trabalho de profissionais e hospitais comprometidos em qualificar o atendimento ao AVC, estimulando o monitoramento de indicadores. O HGR é a única unidade de Roraima a possuir a certificação de qualificação do Projeto Angels.
Aqueles com melhores desempenhos são classificados em ouro, platina e diamante. Estes hospitais recebem certificados deste status e são reconhecidos em grandes congressos nacionais e internacionais.
O resultado conferido ao setor refere-se aos atendimentos realizados no primeiro trimestre de 2024. Ficou constatado que a unidade conseguiu nesse período trombolisar mais de 50% dos pacientes em menos de 1 hora.
Segundo a coordenadora de Enfermagem, Gorete Rocha, os pacientes que chegam até quatro horas e meia do início dos sintomas conseguem receber o tratamento chamado trombólise intravenosa, que é essencial para diminuir sequelas graves da doença.
“Nesse primeiro trimestre, dos 123 pacientes que foram internados, 8,24% foram trombolizados, a maioria sofreu AVC isquêmico. E para que ocorra a trombólise, o paciente precisa estar dentro de uma janela de tempo de 4h30 dos primeiros sintomas”, explicou a enfermeira.
O estudante Paulo Sérgio Pinho, de 19 anos, estava treinando futebol com seus colegas quando sentiu uma forte dor no peito seguida de uma dormência do lado esquerdo do corpo. No mesmo momento ele foi levado para o HGR, ato que auxiliou para que o paciente recebesse a trombólise dentro do tempo estipulado.
“O atendimento [na unidade] é bom, se não fosse assim acho que eu estaria pior. Todo mundo fala que aqui é a melhor parte do HGR”, ressaltou o paciente.
Para que esse feito fosse possível, a equipe do setor foi treinada para ser ágil no atendimento aos pacientes que dão entrada na unidade dentro do tempo, além de monitorar a qualidade desse atendimento.
“Ganhamos o prêmio de Gold Status pela melhoria e excelência dos nossos dados, e estamos aí para cada trimestre ser melhor, ter mais excelência nos dados e continuar sem perder a qualidade”, afirmou a neurologista Lívia Martins.