Rádio Roraima

REFERÊNCIA EM RORAIMA | Maternidade celebra 41 anos com confraternização entre servidores

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Referência na assistência à gestante durante recepção, pré-parto e puerpério no Estado de Roraima, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth completou 41 anos no domingo, dia 05.

 

Para celebrar a data, a direção do HMI promoveu uma confraternização no refeitório da unidade. A intenção da ação foi promover a interação de todos os profissionais, bem como lembrar as conquistas alcançadas ao longo dos anos.

 

“Completamos 41 anos trabalhando incansavelmente para contribuir com um processo acolhedor, reflexivo e crítico para o nascimento de um bom cidadão. A cada dia temos à vontade, o desejo e o sonho de oferecer sempre o que é de melhor para cada paciente e família”, ressaltou a diretora geral da Maternidade, Laís Blanco.

 

De acordo com ela, o HMI realiza em média 130 atendimentos de urgência médica, além de 30 partos por dia.  A unidade também realiza serviços como testes de triagem, cartório, banco de leite e exames laboratoriais.

 

“Estamos sempre em busca do desenvolvimento das potencialidades e no aumento do rendimento de testes, serviços, assim como contribuir para uma melhora no acolhimento e humanização”, salientou Laís.

 

Atuando como técnico em cardiologia na Maternidade há 29 anos, Márcio Barbosa, de 53 anos, revelou que considera a unidade como a segunda casa.

 

“Sempre procurei dar o melhor de mim e fazer o que determina a nossa lei e a instituição pede. A Maternidade é a minha segunda casa, me sinto super bem trabalhando aqui, tenho muitos amigos. Trabalho aqui com muito amor, tudo o que faço aqui é com muito carinho”, disse.

 

SOBRE A UNIDADE

 

O HMI é responsável por avaliações e acompanhamento de recém-nascidos, de gestantes de alto risco e pacientes que apresentam diagnósticos ginecológicos.

 

Por ser a principal unidade de cuidado materno, a unidade atua com alto fluxo de atendimentos, internações e realização de procedimentos cirúrgicos (Urgências, Eletivos, Curetagem e Partos), resultando no total de 4.893 atendimentos somente no primeiro quadrimestre deste ano.

 

Além da população local e indígena, o HMI atende a pacientes oriundas dos estados do Amazonas, Pará, e de países limítrofes como Venezuela e Guiana.

 

A Maternidade de Roraima também é uma das referências da Região Norte com o Projeto Canguru (3º etapa), dispondo ainda de serviços de odontologia, e Centro de Parto Humanizado. 

 

Além disso, a unidade possui o selo “Amigo da Criança” em razão das atividades prestadas pelo BLH (Banco de Leite Humano). O HMI também dispõe de Cartório de Registro, Programa Qualineo, Vacinas Especiais e Testes de Triagem (pezinho, orelhinha, olhinho, coraçãozinho) preconizados pela Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

 

Outra questão que torna a unidade valiosa para a Saúde Estadual é apoio e diagnóstico terapêutico realizados pela unidade, Tais procedimentos inclui: Audiometria, Ultrassonografia, Raio-X, Eletrocardiograma, Agência Transfusional e Laboratorial, além dos procedimentos de alta complexidade de forma externa, como a ressonância magnética e tomografia computadorizada, dentre outros exames.

 

“Neste novo ciclo desejo tempos melhores e gratidão a toda equipe de servidores que fazem a diferença para atender melhor a população. A torcida é que no próximo aniversário tenhamos novas boas notícias e projetos para compartilhar, entre eles a instalação da UTI materna que irá elevar ainda mais o patamar de nossa unidade”, pontuou a diretora da unidade hospitalar.