PÚBLICO APROVOU | Distribuição de meia tonelada de pamonha é destaque no encerramento do São João no Parque Anauá

A distribuição de meia tonelada (500kg) de pamonha de milho marcou, na noite de sábado (29), o encerramento do São João no Parque Anauá, festa popular promovida pelo Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo). Durante as cinco noites de arraial (de 25 a 29), um prato típico foi apresentado às pessoas que estavam na festa, com distribuição gratuita.

A iniciativa envolveu o trabalho de dez Secretarias e órgãos do governo: Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Iater (Instituto de Assistência Técnica de Roraima), Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), Desenvolve-RR, Seplan (Secretaria de Planejamento) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

Foram oferecidos para a população, tapioca, beiju, damurida e, para finalizar, neste último dia, a pamonha. A Codesaima, Iater e Aderr ficaram responsáveis pela confecção da pamonha com colaboração das demais Secretarias.

O governador Antonio Denarium elogiou a iniciativa das Secretarias de governo na oferta de um prato típico para a população. “Participei de todas as noites, degustei todos os pratos e estavam ótimos. E a população aprovou!”, disse.

Desde a abertura do quinto dia do arraial, uma grande fila se formou para receber o quitute feito de milho, leite e queijo. Funcionários da Codesaima montaram um sistema de distribuição que funcionou de modo eficiente e rapidamente os 500 quilos foram entregues de maneira ordenada e que atendeu a todos os visitantes. Foram distribuídas mais de 1.600 unidades de 300 gramas cada.

O servidor público Raimundo Castro, que experimentou e aprovou o produto. “Tenho que parabenizar a organização desse evento [São João no Parque Anauá], pois acredito ter sido um grande desafio a produção de mais de meia tonelada de pamonha e com um excelente sabor”, destacou Castro.

A estudante de Fisioterapia Adriana Silva também elogiou a equipe organizadora pela produção da iguaria. “A gente consegue conferir a qualidade de um alimento pelo seu sabor. Essa pamonha está uma delícia, valeu a pena a degustação”, pontuou a estudante.

Segundo a presidente da Codesaima, Maria Dantas, a escolha da pamonha como destaque da festa, foi porque essa iguaria representa toda a cadeia produtiva que é apoiada pelo Governo do Estado. “Estamos acompanhando a ação do Governo apoiando os produtores rurais, com o oferecimento de equipamentos agrícolas, insumos, assistência técnica, inclusive em territórios indígenas. Enfim, tudo o que o produtor precisa para desenvolver suas plantações de milho, soja, mandioca e demais produtos agrícolas. O agricultor só entra com a sua terra e sua força de trabalho”, disse.