Rádio Roraima

PRONASCI 2 | Delegada da Polícia Civil de Roraima participa de lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O Governo Federal lançou nesta terça-feira, 7, os cursos do Bolsa-Formação, que integra o Pronasci 2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). A diretora do DPJ (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) da Polícia Civil de Roraima, delegada Cândida Magalhães, participou do evento representando o Estado.

 

Na manhã desta terça, a delegada participou da primeira atividade do programa, uma aula magna com o ministro do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), Flávio Dino, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF).

 

O objetivo do programa é desenvolver ações de prevenção e repressão à criminalidade, além da realização de qualificações voltadas para os agentes de segurança pública de todo o país.

 

Como aluna, a delegada destacou o valor das qualificações no desempenho das suas atividades.

 

“A importância da qualificação continuada do profissional de segurança pública contribui para a prevenção, o controle e a repressão da criminalidade. Com isso, o estudo de políticas sociais e ações de proteção à vítima, promoção de direitos humanos, ajudam a construir uma cultura de paz diminuindo os índices de violência no estado e no país”, disse Cândida.

 

Em seguida, os agentes iniciaram o primeiro curso, intitulado “O papel dos profissionais do Susp (Sistema Único de Segurança Pública) na defesa da democracia”. As qualificações do Pronasci 2 são voltadas para os integrantes das carreiras das Polícias Militar, Civil e Penal, do Corpo de Bombeiros Militar, dos órgãos oficiais de Perícia Criminal e das guardas civis municipais.

 

O Programa estabelece ainda a cooperação entre a União e entes federados em ações nas quais os recursos provêm do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional Antidrogas, distribuindo com atividades presenciais e também à distância.

 

“É um programa que atua de forma híbrida. Porém estamos vivendo agora, pela primeira vez, a realização de cursos presenciais. Com certeza, traz uma experiência mais completa com uma troca de informações mais dinâmicas, além do contato mais aprofundado com representantes de outros estados, impactando no retorno que levamos à Roraima”, destacou Cândida.