PROMOÇÃO DO TURISMO | Governo de Roraima adere a programa de incentiva turismo local no Estado

A potencialização do turismo em Roraima tem ganhado força nos últimos anos. E o Governo de Roraima por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), foi o primeiro Estado do Brasil a aderir e concluir as atividades de promoção turísticas estabelecidas pelo programa Voar de Novo. O programa foi lançado em 2022 pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) em parceria com o Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo do Brasil) e as RAI (Rotas Amazônicas Integradas) para a divulgação de destinos turísticos brasileiros e do papel da aviação na retomada segura das viagens após os impactos no setor devido ao período da pandemia da covid-19. Além disso, o projeto tem como objetivos incentivar as viagens de avião para destinos turísticos nacionais, divulgar a malha aérea das companhias associadas à Abear, destacando destinos e voos regionais, além de demonstrar a segurança do transporte aéreo, com protocolos de segurança em toda a operação. Ao atender às exigências do programa, Roraima obteve êxito e ampliou ainda mais a vitrine promocional do turismo no Estado. O diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult, Bruno Muniz, ressaltou a importância do programa para o turismo local, ressaltando o trabalho tanto a nível interno, no próprio Estado, quanto no âmbito externo, em todo o País. “O roraimense passa a conhecer mais o os produtos turísticos do Estado e a enxergar Roraima como um destino turístico relevante do Brasil. Ele passou a visitar mais o Tepequém, a Serra Grande e os roteiros etnoturísticos das comunidades indígenas. Também conheceu mais da nossa gastronomia, da riqueza cultural e de toda a pujança econômica que o Estado vem experimentando nos últimos quatro anos”, disse. De acordo com o projeto, a partir de 2023 o programa retorna com a promoção de todos os segmentos, produtos e serviços turísticos de Roraima voltados para o mercado nacional e internacional, como Turismo em Natureza, Etnoturismo, Turismo de Montanha, Turismo de Lazer e Turismo de Pesca Esportiva, conforme explicou Bruno. “Tivemos muito sucesso na promoção turística na evidência dos produtos e serviços turísticos que temos a oferecer. Isso inclui todo o trade turístico do extremo-norte do Brasil, a região de savana amazônica, as águas e as florestas. Trouxemos influenciadores para evidenciar o Estado e as métricas de divulgação dessas informações superaram as nossas expectativas no cenário nacional”, detalhou.