RECREIO MUSICAL

Projeto que leva cultura através da música chega para 32 escolas estaduais do interior

Na manhã desta quinta-feira, 29, o Ginásio Poliesportivo Passarinho, em Alto Alegre, foi palco do lançamento oficial da nova etapa do Projeto Recreio Musical – Educando com Arte, promovido pelo Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Foto: Ascom/Seed

O evento marcou o início de uma série de apresentações que levarão música e cultura para 32 unidades de ensino no interior do estado.

O projeto tem como objetivo criar um ambiente escolar mais harmonioso e descontraído, contribuindo para a formação integral dos alunos. Durante os intervalos, os estudantes poderão aproveitar momentos de lazer ouvindo músicas regionais interpretadas pelo cantor Halison Crystian, que percorrerá escolas indígenas e não indígenas do interior de Roraima, alcançando aproximadamente 14 mil estudantes.

A iniciativa reforça o compromisso da Seed com a promoção de um ambiente escolar saudável e acolhedor, utilizando a arte como ferramenta de educação e inclusão social.

Durante o evento de lançamento, Halison Crystian destacou a importância da música na vida escolar: “Serão alcançados aproximadamente 14 mil estudantes, fora o efeito positivo do recreio dentro de uma comunidade, que muitas vezes envolve o município inteiro por meio da escola”.

Além de Hallison, os estudantes presentes também expressaram sua empolgação com o projeto. A Banda Musical do Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira apresentou três músicas, incluindo o Hino do Estado de Roraima. Outros estudantes também puderam, a convite de Halisson, mostrar seus talentos para os colegas presentes.

Além de proporcionar momentos de descontração, o Recreio Musical busca também cuidar da saúde emocional dos estudantes, especialmente após os desafios impostos pela pandemia.

O aluno da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Geraldo da Silva Pinto, João Lukas Soares, comentou: “Eu gostei desta boa ideia, é fundamental para os alunos curtirem mais a hora do recreio”.

AGENDA SEMANAL DO PROJETO

O projeto, que conta com recursos provenientes de uma emenda parlamentar, seguirá uma agenda de apresentações que percorrerá diversas escolas do interior a partir do dia 2 de setembro de 2024.

As apresentações começarão na Escola Estadual Albino Tavares, localizada na zona rural de Boa Vista. No dia 3 de setembro, o projeto chegará à Escola Estadual Nilo José de Melo, também em na zona rural de Boa Vista.

Em seguida, no dia 4 de setembro, o show será realizado na Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva, na Comunidade Campo Alegre, ainda na zona rural de Boa Vista. No dia 5 de setembro, será a vez da Escola Estadual Indígena Genival Thomé Macuxi, situada na Comunidade Vista Alegre, também na zona rural de Boa Vista, receber a visita do projeto.

Por fim, no dia 6 de setembro, a agenda será concluída na Escola Estadual Indígena Ednilson Lima Cavalcante, localizada na Comunidade Tabalascada, no município de Cantá.

Abaixo todas escolas que serão atendidas pela iniciativa.

Alto Alegre

CEM Desembargador Sadoc Pereira