Rádio Roraima

TURISTEA

Projeto para incluir de pessoas com autismo no turismo em Roraima encerra atividades

O treinamento oferecido pelo Teamarr (Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa de Roraima) para capacitar profissionais e estudantes da área de turismo a atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Roraima, encerra suas atividades no dia 22 de novembro com uma visita ao Lago do Robertinho, na zona rural de Boa Vista.

Compartilhe:

Foto: Ederson Brito/MTur

O treinamento oferecido pelo Teamarr (Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa de Roraima) para capacitar profissionais e estudantes da área de turismo a atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Roraima, encerra suas atividades no dia 22 de novembro com uma visita ao Lago do Robertinho, na zona rural de Boa Vista. A iniciativa é realizada em parceria com o Detur (Departamento de Turismo) da Secult (Secretaria de Cultura de Turismo de Roraima).

Para o diretor do Detur, Bruno Muniz de Brito, disse que o treinamento é importante iniciativa para fortalecer as políticas de inclusão no turismo. “O intuito é promover a inclusão social por meio do turismo e viabilizar a oportunidade de novos negócios e roteiros exclusivos para o público autista”, disse o diretor.

Além da capacitação de empresas e profissionais a ação incluiu também a realização de quatro passeios turísticos guiados, nos quais 20 crianças e adolescentes, acompanhados por seus responsáveis, participarão em cada passeio. O treinamento ocorreu entre os dias 2 e 6 de setembro, com uma série de palestras direcionadas a profissionais de agências de turismo e estudantes do curso técnico em guia de turismo. Os temas abordados incluíram o autismo, a estruturação de ambientes adequados para o atendimento, entre outros.

O primeiro passeio turístico guiado do programa ocorreu no dia 27 de setembro, com a participação de crianças e adolescentes com TEA atendidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista, na faixa etária de 11 a 17 anos. Os passeios subsequentes ocorreram no dia 25 de outubro e se encerram amanhã, 22 de novembro.

Encerrando o projeto, no dia 6 de dezembro, será realizada uma exposição fotográfica com imagens capturadas pelos participantes durante os passeios, fruto das suas visitas aos pontos turísticos visitados, como o Parque do Rio Branco e Mirante Edileusa Lóz, Orla Taumanan, Monumento aos Pioneiros, Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, Monumento ao Garimpeiro, Palácio Senador Hélio Campos, Teatro Municipal e Bosque dos Papagaios.