PROJETO DE GRÃOS | Governo de Roraima lança Safra 2023 e entrega patrulha mecanizada a agricultores da região Sul

Para implementar ainda mais a produção na agricultura familiar e indígena, o Governo de Roraima lançou nesse sábado, 25, em Rorainopólis, a ‘Safra 2023’, uma nova etapa do Projeto de Grãos. O intuito é plantar 3 mil hectares de milho e feijão em todo o Estado. Também foram entregues casas de farinha, patrulha mecanizada e insumos agrícolas às organizações rurais.

O projeto é executado pelos técnicos do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima) e conta também com a parceria das instituições ligadas ao eixo de desenvolvimento do Estado (Secretaria do Índio, Femarh, Seadi, Aderr, Iteraima, Codesaima e Desenvolve).

O vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, falou sobre a consolidação dos investimentos na agricultura em Roraima. “A política de agricultura do governador Antonio Denarium, nesses quatro anos, foi forte e agora se consolida mais ainda. Estamos abrindo a Safra 2023 e nada melhor do que iniciar em Rorainópolis. Tenho certeza que os números futuros serão ainda maiores”, frisou.

A plantação de grãos teve início em 2020, com as primeiras tratativas junto aos povos indígenas. E em 2021, foram feitas as primeiras plantações dos grãos. À época, foram plantados em 52 polos de produção. No cultivo desses grãos, foram colhidas 16 mil sacas de milho e 272 de feijão.

Na agricultura familiar o plantio teve início em 2022 atendendo mais de 1.500 famílias, um total de área plantada de 800 hectares em todo o Estado. De acordo com o presidente do Iater, Marcelo Pereira, a meta para 2023 é ampliar ainda mais a plantação, e assim fomentar a produção no campo.

“O projeto vem com a ideia de apoiar a produção na agricultura familiar e indígena, desde o preparo da área até a colheita e comercialização dos produtos. O governador Antonio Denarium tem dado apoio integral dentro das instituições, pois o propósito é ampliar para 3 mil hectares a capacidade do projeto de grãos e atender os produtores em todo o Estado”, disse.

Para fomentar a produção na agricultura familiar, Governo entrega insumos agrícolas e patrulha mecanizada

Foram entregues, durante o lançamento da Safra 2023, oito patrulhas mecanizadas aos produtores do Sul do Estado, sendo que cada conjunto é composto por um trator, carreta agrícola, grade aradora e uma grade niveladora. Das oito patrulhas mecanizadas entregues, três foram adquiridas com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Chico Rodrigues. Já as outras foram adquiridas com recursos próprios do Governo de Roraima.

Também foram distribuídos aos produtores familiares 500 toneladas de calcário e 20 toneladas de superfosfato simples. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São João da Baliza, Antônio Costa, destacou que os implementos vão reforçar a produção de macaxeira, batata doce e cacau na região.

“Com o apoio do Governo, vamos fortalecer a plantação em Baliza, com isso vamos garantir uma renda segura e desenvolver a economia do município. Já temos a programação para o uso da máquina com os associados e vamos dar início a essa união”, enfatizou.

Governo entrega casas de farinha aos produtores indígenas

Os representantes das 15 comunidades da terra indígena Wai Wai, localizadas em Caroebe e São Luiz do Anauá, receberam 17 kits de casas de farinha, 17 roçadeiras manuais, além de 1 caminhão 3×4 adquirido com recursos de emenda parlamentar do ex-senador Telmário Mota.

Ivaldo Amohpi, representante da comunidade Anauá, falou sobre o impacto dos investimentos do Governo na produção indígena. “O que estamos recebendo hoje para trabalhar no campo vai mudar nossa realidade, pois vamos produzir mais banana, castanha do Brasil, farinha e batata doce, tanto para o consumo, como para vender. Estamos felizes!”, comentou.