PROJEÇÃO DO TURISMO | Roraima participa de encontro para promoção do turismo internacional

O Estado de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) participará, nesta sexta-feira, 12, em Brasília, junto a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo), de uma reunião para discutir a construção das estratégias de promoção turística internacional com os Estados.

Além de Roraima, a discussão envolve os 26 estados da federação, mais o Distrito Federal.  O diretor do Detur, (Departamento de Turismo), Bruno Muniz está na capital federal como representante do Governo de Roraima e também como membro do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários, Dirigentes de Turismo), e vice-presidente da região norte e membro também das RAIs (Rotas Amazônicas Integradas).

Ele ressaltou que o Estado de Roraima vai trabalhar de maneira integrada, junto com as RAIs, uma estratégia que contemple toda a região.

“Nós já temos a expertise, experiências desde 2021 com a criação da RAI, com o trabalho que estamos desenvolvendo com a pesca esportiva, o etnoturismo, e agora, com o turismo em natureza que é o novo segmento de promoção deste ano que nós vamos trabalhar de 2023 até maio de 2024, vamos apresentar essas estratégias aqui”, disse.

Ainda segundo Muniz, a partir deste ano as ações estratégicas de promoção turística dos estados irão somar com a Embratur, para que a promoção turística internacional, que é feita pela Embratur, passe a atender também aqueles que desejam promover.

“Isso é muito importante, pois é um avanço que nós conseguimos a partir dos diálogos, das conversas e das próprias necessidades que cada Estado tem, em função de promover o seu produto turístico e, mais ainda, a Amazônia que se autopromove em função das riquezas, biodiversidade e do potencial paras diversas atividades turísticas realizadas no meio natural, por isso estamos trabalhando, a partir deste ano, o tema do turismo em natureza”, ressaltou.

Além disso, a reunião em Brasília terá como foco a promoção para o desenvolvimento das atividades turísticas voltadas para a canoagem, stand-up-paddle, ciclismo, observação de aves, ecoturismo, contemplação da paisagem, e da natureza de uma forma geral.

O diretor reforçou ainda que a oportunidade vai possibilitar discutir com a Embratur as melhores soluções para promover este nosso segmento anual, e puxar sempre a força da Amazônia para promoção turística internacional.

“Vamos apresentar os desafios que nós encontramos com a questão da malha aérea, a oferta de voos, a própria qualificação em novos idiomas para região. Também vamos discutir com a Embratur juntamente com o Ministério do Turismo sobre todo esse arcabouço, sobre todo esse contexto. Eu considero que a reunião é extremamente importante”, declarou.

Turismo e sustentabilidade

Atualmente o setor turístico em Roraima passa por grandes avanços e transformações. Paralelo a isso, o desenvolvimento do turismo no estado caminha junto a sustentabilidade na conservação ambiental. Roraima é um dos estados mais preservados do Brasil.

“Estamos crescendo a um número muito significativo. O turismo é uma atividade que comunga com a sustentabilidade e o desenvolvimento, e isso oportuniza para o governo federal, uma visão diferenciada de promoção turística que contemple todos os empreendedores, trabalhadores e trabalhadoras do turismo, projetos de desenvolvimento que os municípios têm para toca, que estão tocando e vão surgir em função das demandas e dos desafios que o turismo vai apresentar”, observou Muniz.

Muniz disse também que o atual cenário permite ao Estado uma projeção de destaque no panorama internacional.

“Essa é uma grande oportunidade de montar um vetor de desenvolvimento que leve a região e Roraima para uma projeção em um cenário ainda maior e positivo dentro do panorama internacional de promoção turística”, proferiu.