Nesta semana, até quinta-feira, 4, os professores orientadores de tecnologias educacionais do LabCrie (Laboratório de Criatividade e Inovação Educacional) de Roraima estarão imersos no Planejamento e Organização das Oficinas Pedagógicas utilizando os RED (Recursos Educacionais Digitais) e Metodologias ativas.
A formação dos professores ocorre no LabCrie, localizado no prédio do Centro de Educação Profissionalizante Professor Antônio de Pinho Lima, no bairro Caranã. As oficinas serão realizadas no dia 9 de abril no CEM (Colégio Estadual Militarizado) Vitória Mota Cruz, em Boa Vista.
“Temos trabalhado muito com as metodologias ativas, especificamente com robótica, educomunicação, aprendizagens criativas e gamificação com o intuito de levar oportunidades para que os professores trabalhem com seus alunos de forma interativa, participativa na construção de conhecimento”, disse o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Samuel de Castro.
Essa iniciativa é parte das atribuições de apoio ao NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) e do Labcrie nas formações pedagógicas. Ao todo, 24 professores orientadores estão envolvidos no projeto, buscando promover o aprimoramento das práticas educacionais e a integração de tecnologias no ambiente escolar.
Dentro das escolas, as oficinas são um espaço para trocas de experiências e a exploração de estratégias de ensino, utilizando recursos digitais e metodologias ativas para potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Dentre os temas abordados no planejamento, estão o uso de plataformas educacionais, aplicativos e ferramentas digitais, bem como a criação de conteúdos interativos e o desenvolvimento de atividades práticas.