Rádio Roraima

PRÊMIO INÉDITO | Roraima conquista o 2º lugar em duas categorias do Prêmio Nacional de Turismo

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

O Governo do Estado, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) participou do Salão Nacional do Turismo, realizado entre os dias 15 e 17 de dezembro, em Brasília (DF). No evento, Roraima concorreu ao Prêmio Nacional de Turismo em duas categorias e conquistou a 2ª colocação de forma inédita.

Uma das iniciativas que ocupou a segunda colocação no Prêmio, é o Projeto das RAI (Rotas Amazônicas Integradas), criado em 2021 para unificar as ações de divulgação dos produtos turísticos dos sete Estados da Região Norte (Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e faz parte da categoria 8: Promoção e Marketing no Turismo.

Já o segundo prêmio veio da categoria 1: Governança e Gestão do Turismo, em que se destacou o Programa de Turismo em Terras Indígenas de Roraima. Em atividade desde o ano de 2019, o projeto contempla o apoio às comunidades para a recepção de visitantes que procuram vivenciar as experiências propostas pelo etnoturismo em terras indígenas por meio da imersão no dia a dia das comunidades.

AGENDA DE DESENVOLVIMENTO

Para o diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult, Bruno Brito, as duas iniciativas comprovam que Roraima tem a expertise para desenvolver ainda mais o turismo no Estado.

“Todo esse esforço foi obtido a partir de um rigoroso planejamento construído pelo turismo 2023, que é baseado no Plano Estadual de Desenvolvimento, o Roraima 2030. Tudo é conforme o planejamento visando, claro, o crescimento econômico do nosso estado. Um prêmio que só mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Brito.

O EVENTO

O Salão Nacional do Turismo recebe experiências de cinco grandes temas que representam o turismo brasileiro: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.

As entidades levaram uma série de ações de valorização e de promoção do Turismo e da diversidade cultural e gastronômica do país. As manifestações artísticas, que representavam a força da cultura de cada estado do Brasil. O evento também recebeu palestras e mesas redondas para discutir tendências e desafios do setor turístico.

Roraima, por sua vez, foi representada pela quadrilha junina Zé Monteirão, que abrilhantou o Salão Nacional.