PRÁTICAS DOCENTES

Profissionais que atuam nas escolas do interior participam de encontros pedagógicos integrados

Foto: Ascom/Seed

Para orientar os profissionais da educação que atuam nas escolas do interior do Estado sobre práticas docentes, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realiza, até 1º de abril, encontros pedagógicos integrados em todos os municípios do Estado.

Os encontros iniciaram na terça-feira, 7, e fazem parte da assessoria pedagógica às escolas do interior do Estado realizados por três grandes departamentos da secretaria: o DEB (Departamento de Educação Básica), o Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) e o DGE (Departamento de Gestão Escolar).

“As assessorias dos departamentos são realizadas nos encontros, de forma individualizada, levando em consideração as características de cada região. Nos encontros, os profissionais das escolas se reúnem em um prédio-polo, onde ocorre uma programação padrão de dinâmicas e orientações durante todo o dia”, destacou a chefe da DIFC (Divisão de Fortalecimento do Currículo), Edilma Ribeiro.

A programação do encontro é diversificada abordando temas importantes no contexto pedagógico escolar como organização do trabalho pedagógico da coordenação escolar, planejamento da prática docente alinhado ao DCRR (Documento Curricular de Roraima).

Além do NEM (Novo Ensino Médio) com a inserção de Eletivas, Projeto de Vida e currículo contextualizado, há ainda um momento para orientação, interação, dúvidas, contribuições e compartilhamento das produções.

CRONOGRAMA

Os encontros pedagógicos integrados iniciaram pela região sul do Estado. No dia 7 de março, uma equipe formada por 13 profissionais esteve em Rorainópolis. Na quarta-feira, 8, foi a vez do município de Caroebe.

Nesta quinta-feira, 9, os encontros ocorrem com as escolas de São João da Baliza e São Luiz. Na semana que vem, entre os dias 13 a 17, a atividade será realizada nos municípios de Bonfim, Caracaraí, Alto Alegre, Cantá e Amajari.

Entre os dias 20 e 21, Boa Vista Rural, Mucajaí e Iracema. De 27 de março a 1° de abril, os encontros serão nos municípios de Normandia, Uiramutã e Pacaraima. Entre os dias 20 a 25 de março, será atendida a Região do Baixo Rio Branco, em Rorainópolis.

Segundo a programação, 69 escolas do interior localizadas nas áreas urbanas e rurais (não indígenas) serão atendidas. Estas unidades de ensino atendem juntas 17.827 estudantes.