O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) via Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro, integrou neste final de semana as competições da II Etapa FAH de Adestramento e Paraequestre.
As competições foram realizadas no Comando de Policiamento Especializado do Amazonas “Coronel Bentes”, e a delegação de Roraima contou com a participação de cinco praticantes.
O evento reuniu competidores dos estados do Amazonas, Roraima e Acre, proporcionando uma oportunidade única para a integração e o desenvolvimento das habilidades equestres dos atletas dos demais Centros de Equoterapia.
A delegação de Roraima, composta por atletas de diversas faixas etárias, demonstrou grande habilidade e dedicação em suas apresentações, conquistando o segundo lugar na competição com o praticante Lucas Melo Souto Maior Nogueira, na Categoria Escola Pônei B; tendo ainda conquistado o quinto lugar com Carlos Nunes Gomes Filho e Harllen Silfarney Machado Bentes, empatados; o sexto lugar com Murilo Eduardo Mariano Conceição e o sétimo lugar com Fernando Murilo de Sales Gurgel.
O competidor Carlos Nunes comentou que, em sua segunda participação, está mais confiante e a expectativa é que, na final em novembro, a equipe de Roraima possa continuar conquistando bons resultados.
“Desde a nossa primeira vinda a Manaus, nossa participação foi marcada por resultados expressivos e alcançamos posições de destaque nessa categoria”, disse.
Segundo o professor e responsável pela delegação, Mauro Rodrigues, o convite para a participação de Roraima teve início no ano de 2023, após a participação do grupo em um curso de montaria e ranking. Além de acreditar no potencial esportivo dos alunos, a equipe do Amazonas viu a importância dessa integração para fomentar a Equitação Adaptada.
“A equoterapia é uma prática terapêutica e educacional, a qual tem se mostrado fundamental no desenvolvimento físico e emocional dos praticantes, melhorando a coordenação motora, o equilíbrio e a autoconfiança. Nessa nossa segunda participação, estamos mais uma vez pontuando bons resultados para a etapa final em novembro”, detalhou Mauro Rodrigues.
O responsável pela Associação de Equoterapia Eu Acredito, do Estado do Acre, Marcelo Cordeiro, que participou com sua delegação, pontuou a importância de eventos como esse para a motivação e o desenvolvimento dos praticantes.
“A experiência de competir e interagir com outros atletas é inestimável. Nossos praticantes voltam para casa mais confiantes e determinados a continuar seu progresso, tanto dentro quanto fora da arena”, afirmou.
INCLUSÃO
De acordo com a titular da Setrabes, Tânia Soares, a II Etapa Paraequestre em Manaus foi mais um passo importante na inclusão e valorização dos atletas do Centro Estadual de Equoterapia, os quais pela sua eficiência são sempre destaque em suas participações.
“Ver nossos atletas no pódio, representando Roraima com tanto talento e garra, é uma grande satisfação. Essa vitória não é apenas nossa, mas de todos que acreditam no talento de toda nossa delegação de competidores e no potencial transformador da equoterapia”, destacou.