POLÍTICAS PÚBLICAS

Governo de Roraima promove 3ª Conferência Estadual de Cultura

Foto: divulgação

O Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) realiza, na sexta-feira, 1º, e sábado, 2 de dezembro, a 3ª Conferência Estadual de Cultura – Democracia e Direito à Cultura, que vai garantir a presença do debate e da representatividade de segmentos artísticos roraimenses.

O evento será realizado no Ierr (Instituto de Educação de Roraima), com apoio do Ministério da Cultura. Na programação serão promovidos debates sobre as políticas culturais com ampla participação popular, propor diretrizes para o Plano Estadual de Cultura e também definir diretrizes prioritárias e necessárias à garantia do direito à cultura no estado de Roraima.

A Conferência é também uma oportunidade de encontros e celebração à cultura dos municípios em espaços para a participação de todos os fazedores de cultura, seja da música, teatro, produção, audiovisual e vários segmentos.

De acordo com o secretário-adjunto da Secult, Jaffé Oliveira, as conferências municipais em todos os 15 municípios de Roraima já foram feitas, agora, todas se juntam para esse importante debate.

“Agora todos podem contribuir para a etapa estadual, em que temos eleitos 55 delegados nas conferências municipais e 40 delegados natos, além da participação dos ouvintes e fazedores de cultura. Estamos ansiosos para esse grande diálogo e pelos avanços que teremos como resultado”, afirmou Oliveira.

PROGRAMAÇÃO

A 3ª Conferência Estadual de Cultura – Democracia e Direito à Cultura terá início nesta sexta-feira, 1, no auditório do Ierr, localizado na rua Alameda dos Bambus, 525, bairro Pricumã, às 18h.

No primeiro dia, o evento contará com apresentações culturais, leitura e aclamação do regimento e regulamento da terceira edição da conferência roraimense.

No sábado, 2, último dia de evento, terá início a apresentação dos eixos temáticos, debates e apresentação de propostas que serão apresentadas em plenária e encaminhadas para a Conferência Nacional.

No fim, será realizada a eleição dos Delegados para a etapa nacional. Para conferir mais detalhes da programação, basta acessar o instagram oficial da Secult, o @secultroraima.