Policiais penais recebem treinamento para utilização de ferramenta do sistema penitenciário brasileiro

Para otimizar e modernizar o trabalho realizado pelo sistema prisional do Estado, o Governo de Roraima, por meio da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), está realizando um treinamento sobre o funcionamento do Sisdepen, ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário brasileiro que concentra informações sobre estabelecimentos penais e a população carcerária.

O curso teve início nesta quarta-feira, 29, e segue até quinta-feira, 30, na sede da secretaria, divididos entre os horários da manhã e da tarde. Um total de 23 policiais penais, que representam as unidades prisionais, estão participando da qualificação.

Integrante da primeira turma de polícia penal de Roraima e do Brasil, Joziane Freitas Lima, que atua na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), ressaltou que o curso amplia o seu conhecimento sobre o funcionamento do sistema prisional local.

“Esse curso vem mesmo para agregar mais conhecimento sobre a forma correta de preenchimento do formulário dentro do site [do Sisdepen]. O sistema vem para nos orientar sobre a importância dessas informações que são essenciais para a nossa atividade”, avaliou a policial penal.

CONTEÚDO TRABALHADO

O Sisdepen foi criado pelo Governo Federal, por meio do Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), é atualizado semestralmente e abrange toda a cadeia penitenciária do Brasil. Para que o sistema funcione efetivamente no Estado, a secretaria enviou os policiais penais federais Laylson Américo e Thiago Moreira para alinhar com a equipe responsável pelo preenchimento e sanar dúvidas.

De acordo com Américo, durante os dois dias serão conversados sobre a parte teórica e a parte prática, onde será mostrado como fazer o preenchimento desse formulário com as informações corretas sobre o sistema prisional, para que se tenha um panorama mais próximo da realidade e seja de conhecimento do Senappen as necessidades de cada Estado, bem como as informações dos reeducandos.

“No primeiro dia a gente mostrou um contexto histórico, o que era antes da nossa chegada na coordenação, o quanto melhorou e o quanto ainda pode melhorar. No segundo dia propriamente dito, a gente vai ter um tempo maior para ser gasto nos formulários, que são essas perguntas respondidas semestralmente para nós”, explicou.

O secretário-adjunto de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira, destacou que o principal objetivo é repassar os ensinamentos dessa qualificação e do Sisdepen para todas as equipes de unidades prisionais de Roraima.

“São cerca de 23 servidores que atuam dentro do sistema penitenciário e aqui na sede do sistema que vão estar habilitados para melhorar a questão das informações dos dados do sistema penitenciário para o órgão que traça a política, que é o Senappen. É um trabalho federal, que traz uma interligação maior dos dados de todo o Brasil. Várias polícias penais de outros estados podem ter acesso assim, como a gente também pode acessar o de outros Estados”, disse.