A PCRR (Polícia Civil de Roraima) por meio da DPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), realizou na manhã desta quinta-feira, 21, uma ação preventiva no âmbito da Operação Hagnos, coordenada pelo MJSP (Ministério de Estado da Justiça e Segurança Pública). A ação incluiu a distribuição de materiais de conscientização aos transeuntes, em frente à ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), visando o combate às mais diversas formas de violência contra crianças e adolescentes.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e o apoio do Detran Roraima. Contou com a presença do Delegado-Geral Adjunto, Luciano Silvestre, da diretora do DPE (Departamento de Polícia Especializada), delegada Elivânia Aguiar, da delegada titular da DPCA, Jaira Farias e do delegado adjunto do DPCA, Matheus Rezende, além de agentes e escrivães.
De acordo com a delegada Jaira Farias, a iniciativa quer conscientizar a sociedade em torno da causa e reforçar a proteção de menores contra abusos e violência.
“É um trabalho de panfletagem que visa a conscientização, educação e combate à violência sexual contra criança e adolescente. Isso tudo é alusivo ao Dia Mundial da Criança que aconteceu no dia 20, e essa é a nossa primeira ação de panfletagem. Temos também movimento de cumprimento de mandados de prisão, tanto preventivas quanto de sentenças condenatórias e uma série de ações repressivas de combate”, destacou a delegada.
Para o delegado-geral Adjunto, Luciano Silvestre, o trabalho tem atuação voltada à prevenção e promoção dos direitos infantojuvenis na capital e no interior do Estado de Roraima.
“A Operação visa reduzir os índices de violência infantil nacionais, com a atuação integrada no país. Esse trabalho é realizado pelo Governo de Roraima e executado pela Polícia Civil”, disse.
OPERAÇÃO HAGNOS – O nome da operação Hagnos foi inspirada na mitologia grega em referência a tudo que é santo e puro.