A PCRR (Polícia Civil de Roraima) esteve presente no COP Internacional (Congresso de Operações Policiais), realizado em São Paulo, um dos principais eventos da América Latina sobre segurança pública e operações policiais, encerrado nesta sexta-feira, 18. Paralelamente, Roraima também marcou presença no Encontro do CONCPC (Conselho Nacional dos Chefes de Polícia), onde foram debatidos temas importantes para a modernização e integração das Polícias Civis do Brasil.
Representando a PCRR, participaram do COP Internacional a diretora do IML (Instituto de Medicina Legal), Marcela Campelo, e o diretor do DA (Departamento Administrativo), Jimmy Santana. Já o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Luciano Silvestre, esteve presente no Encontro do CONCPC.
Segundo Luciano Silvestre, o Encontro Nacional dos Chefes de Polícia, considerado um dos mais importantes fóruns de discussão sobre a segurança pública no país, abordou questões como a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, a taxa de elucidação de homicídios, a criação do Comitê Nacional dos Corregedores-Gerais das Polícias Civis, e o sistema nacional de cartas precatórias.
“A importância desse encontro com os Chefes de Polícia está na articulação e construção de políticas públicas que visam melhorar a eficiência e integração das polícias no Brasil”, disse.
No COP, o foco principal foi promover o diálogo e a cooperação entre as forças de segurança, defesa e sociedade civil, além de compartilhar soluções nacionais e internacionais para enfrentar os desafios do setor. Entre os temas discutidos, destacaram-se os impactos das facções criminosas no Brasil e as estratégias para o uso mais eficiente dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Silvestre destacou a relevância do evento para a Polícia Civil de Roraima.
“Nossos diretores participaram de reuniões sobre o Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A participação visa garantir a aquisição de bens e serviços de forma mais eficiente, beneficiando as instituições e integrantes do SUSP”, afirmou.
O COP Internacional reuniu autoridades, policiais e empresas do setor, discutindo estratégias de combate à criminalidade e maneiras de otimizar o uso de recursos públicos em prol da segurança pública.