Rádio Roraima

EM BRASÍLIA

Perita Criminal representa Roraima em formações voltadas para Genética Forense

A perita criminal da PCRR (Polícia Civil de Roraima), Érica Veras, participa na próxima semana do Curso de Perícia em Genética Forense: Formação de Gerente Técnico. A formação ocorrerá no período de 20 a 24 de maio, na cidade de Brasília-DF.

Compartilhe:

Foto: Ascom/PCRR

A perita criminal da PCRR (Polícia Civil de Roraima), Érica Veras, participa na próxima semana do Curso de Perícia em Genética Forense: Formação de Gerente Técnico. A formação ocorrerá no período de 20 a 24 de maio, na cidade de Brasília-DF.

Promovido pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), o curso é destinado à formação de gerentes técnicos no âmbito pericial.  O objetivo é formar mão de obra especializada, visando a continuidade de aprimoramento do sistema de gestão da qualidade nos laboratórios, conforme os requisitos de qualidade preconizados pelo RIBPG (Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos).

De acordo com a perita roraimense, este é o segundo curso necessário para que os peritos do LGFRR (Laboratório de Genética Forense da Polícia Civil de Roraima) possam integrar oficialmente a RIBPG e compartilhar os perfis genéticos com o Banco Nacional. Segundo ela, a capacitação oportuniza a padronização dos procedimentos dos exames genéticos no LGFRR.

“São cursos que visam a garantia da qualidade dos resultados, para que o nosso laboratório possa integrar oficialmente a rede de bancos de perfis genéticos e compartilhar estes perfis com o Banco Nacional”, comentou a perita.

Érica destacou ainda que: “A implantação do sistema de gestão da qualidade é condição indispensável para que possamos integrar oficialmente a rede e, por consequência, compartilhar os perfis genéticos do Banco Nacional, que é uma ferramenta tecnológica fundamental de cruzamento de dados em todo o país que tem tido resultados resolutivos de diversos crimes, apontando a autoria destes crimes, mas principalmente, inocentando suspeitos que estão sendo acusados injustamente”, detalhou.

Outro objetivo dos cursos é capacitar os peritos integrantes dos Laboratórios de Genética Forense da Polícia de Unidade da Perícia Oficial em todo o país, visando a garantia da qualidade, integridade e segurança dos exames de DNA realizados nacionalmente.

O curso anterior, denominado “Perícia em Genética Forense: formação de Gerente da Qualidade”, ocorreu entre os dias 10 a 17 de maio, também na capital federal.