Rádio Roraima

Parceria fortalece turismo roraimense por meio de trabalhos acadêmicos

Compartilhe:

Divulgação/Fonte

Uma parceria entre a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) e a Uerr (Universidade Estadual de Roraima) tem resultado em bons frutos para o trabalho de fortalecimento do setor turístico. A mais nova conquista é o recebimento de nove trabalhos acadêmicos que possibilitarão mais informações à sociedade sobre o turismo roraimense. Ao passo que proporciona a valorização dos profissionais, futuros turismólogos.

 

Com diferentes abordagens sobre o tema, o acervo está disponível na Hemeroteca Profº Dr. Antônio Tolrino de Rezende Veras, um espaço digital da Secult, disponível para toda a sociedade no endereço eletrônico www.turismo.rr.gov.br na aba inteligência turística, organizados por categorias, teses de doutorados, dissertações de mestrados, monografia e artigos científicos de conclusão de curso que versam sobre a temática do turismo no Estado de Roraima.

 

De acordo com o diretor do Detur (Departamento de Turismo), Bruno Muniz, esse espaço dentro do portal é dedicado a manter e disponibilizar trabalhos acadêmicos e científicos de diversos pesquisadores do Estado de Roraima e de fora do Estado, e esses trabalhos têm em comum a pesquisa e o entendimento da realidade do estado com foco na atividade turística.

 

“Com a Hemeroteca ampliada a proposta é que tenhamos um ambiente que seja acessível e fácil aos pesquisadores quando buscarem informações a respeito do turismo em Roraima, e o objetivo também é manter a memória desses pesquisadores, e o acesso a essas informações de maneira mais livre e pública possível permitindo o conhecimento e a difusão da ciência e de pesquisas e estudos voltados à atividade turística”, esclareceu.

 

Muniz explica que os trabalhos tratam sobre a parte cultural, a importância da valorização cultural do estado e da manutenção da preservação ambiental da natureza, o cuidado e o aproveitamento turístico com a cultura popular de Roraima e indígena, ou seja, elementos que são importantes recursos turísticos e que estarão à disposição do trade turístico, dos governos para a gestão dessa atividade no estado sendo objeto de interesse da Secult.

 

“O foco é disponibilizar informações para que estes atores saibam como conhecer, cuidar e gerar riqueza em função desses conhecimentos quando eles se voltam para o desenvolvimento do turismo. Tanto é que na Hemeroteca todos os trabalhos que estão disponíveis alimentam uma base de inteligência turística do Plano Estadual de Turismo com informações técnicas e científicas, com dados importantes para que seja feita a tomada de decisão estratégica para o desenvolvimento do turismo no Estado”, complementou.

 

Parceria aproxima instituições de pesquisa e fomento

 

Conforme Muniz, a parceria entre as duas instituições é uma estratégia voltada a apresentar uma base de dados com as melhores experiências e sugestões para que os municípios e os governos estadual e federal possam conduzir as políticas públicas para o atendimento das necessidades do setor identificadas nos trabalhos acadêmicos.

 

“E por isso parcerias como essa de instituições de ensino superior é também uma forma de valorizar o trabalho desses profissionais, discentes formados em turismo e agora turismólogos que contribuem para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa voltados para o desenvolvimento do turismo em Roraima”, enfatizou.

 

Para a coordenadora do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual de Roraima, professora Rosijane Evangelista da Silva, a  parceria é de grande relevância, pois permite aos acadêmicos, ao Curso de Turismo e à Uerr, a oportunidade de fazer conhecer, principalmente por parte de gestores as pesquisa e a produção da academia no campo do turismo.

 

“Além disso, levam também ao trade turístico e às pessoas interessadas o que está sendo discutido, gerado e produzido na Academia. A publicização dos trabalhos de pesquisa acadêmica dos nossos alunos [futuros profissionais do turismo], além de contribuir para o avanço dos  setores e áreas do turismo, essa iniciativa do Detur em disponibilizar esses trabalhos na Hemeroteca aproxima a universidade do mercado e pode encurtar distâncias entre o que se investiga e os interesses reais e potenciais do turismo em Roraima”, reforçou.

 

Para acadêmicos experiência contribui no crescimento profissional

 

O acadêmico José Alves Evangelista Neto não esconde o orgulho de ser autor de um dos trabalhos elaborados com o objetivo de contribuir para futuras pesquisas científicas e projetos que auxiliem no crescimento do turismo no Estado de Roraima.

 

“O turismo é uma atividade que vem crescendo nos últimos quatro anos em Roraima, acredito que trabalhos científicos publicados relacionados ao trade turístico podem oportunizar na divulgação de uma localidade e na geração de empregos, assim como eu fiz. Pesquisei os principais pontos turísticos do Município de Mucajaí e de que forma eles poderiam se tornar potenciais turísticos naquela localidade com o intuito de gerar empregos e economia para os moradores”, disse.

 

ABORDAGENS

 

Os trabalhos trazem temáticas que lançam perspectivas sobre áreas que vão desde a cultura como o potencial da música regional para promoção e divulgação turística da cidade de Boa Vista e seus atrativos até a qualificação turística de áreas como a praia da Polar.

 

Passam pelo inventário e realização de roteiros para o município de Mucajaí. Trazem, ainda, reflexões sobre a hospitalidade e sobre os impactos da crise sanitária do Coronavírus para empreendimentos turísticos da cidade de Boa Vista e a gestão de crises. São temas bem variados que trazem contributos relevantes para o turismo regional e seu avanço.

 

“Também podem funcionar também como uma vitrine para a produção e a inovação do turismo regional. E dessa forma, ofertar suporte ao trade local e as comunidades interessadas na atividade turística em questões como novos investimentos e qualificação e melhoria dos atrativos, destinos e práticas sustentáveis, seja na orientação e subsídios para políticas públicas voltadas para o turismo local, seja com  visões e ideias para a gestão, uso  e qualificação de estruturas e práticas turísticas”, acrescentou Rosijane.