INSCRIÇÕES ABERTAS

Olimpíada de Educação Financeira e Concurso Cultural do TRT buscam fomentar conhecimento e habilidades entre estudantes

Dois certames que buscam disseminar conhecimento sobre temas importantes na formação integral dos estudantes, bem como desenvolver suas habilidades, estão com inscrições abertas.

Foto:  Ascom/Seed

Um deles é a Olitef (Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira), promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional com apoio do Ministério da Educação. A Olitef é voltada para estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio e também para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

O objetivo da Olimpíada é estimular o estudo da Educação Financeira, incentivar o aperfeiçoamento dos professores e promover uma atividade intelectual em um ambiente de competição acadêmica saudável.

Inscrições Olitef

A inscrição na Olitef deve ser realizada pela escola por meio do site olitef.com.br até o dia 09 de setembro. Serão realizados três níveis de provas, que serão aplicadas entre os dias 17 a 21 de setembro. O regulamento completo e demais informações também estão disponíveis no site. A premiação será com medalhas e certificados.

Concurso Cultural TRT

Outro certame que está com inscrições abertas é o 4° Concurso Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 11° Região (AM/RR). O concurso é promovido pelo Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-11 e, este ano, tem como tema “A mudança que o Brasil quer ver: A escola como espaço de inclusão social”.

O certame é voltado para alunos das escolas públicas dos Estados do Amazonas e de Roraima, e na edição deste ano, alunos da rede municipal de ensino também poderão participar.

O concurso tem como objetivo principal discutir o papel da escola como espaço de acolhimento para os jovens, além de fomentar a conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador.

“São duas oportunidades importantes para nossos alunos da rede. Convidamos os professores e alunos para ficarem atentos ao período de inscrição e participarem tanto da Olimpíada quanto do Concurso Cultural”, disse Naiva Pereira Lima, chefe da Divisão de Educação Ambiental da Seed e coordenadora dos certames em Roraima.

Inscrições Concurso TRT

O concurso é dividido em quatro modalidades: desenho, redação, vídeo e música. As inscrições podem ser feitas de 21 a 25 de agosto. Haverá uma Comissão julgadora para cada categoria. Os dois primeiros colocados de cada categoria serão premiados com tablets ou celulares, dependendo da classificação e considerando a maior nota.

Os 10 primeiros colocados de cada categoria receberão certificado de participação no 4° Concurso Cultural do TRT-11. Também será premiado o professor orientador do estudante ou da equipe que alcançar o primeiro lugar indicado no ato de inscrição do Concurso.

O resultado será divulgado no dia 27/9/24, às 10h, via canal de transmissão do TRT-11 no YouTube, e a cerimônia de Premiação e Entrega de Certificados ocorrerá no dia 11/10/24.

O regulamento completo está disponível no endereço eletrônico .

RR se destaca no Concurso Cultural em 2023

No ano passado, as estudantes Sofia Hage Dias, da Escola Estadual Euclides da Cunha, e Evellyn Sophia Ivo Luna, do Colégio Estadual Militarizado Professor Jaceguai Reis Cunha, ficaram em 1º e 2º lugares, respectivamente, no 3º Concurso Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Roraima e Amazonas), na categoria Redação.