A Sesau (Secretaria de Saúde) deu início nesta terça-feira, dia 20, a Oficina de Preparação à Resposta Rápida frente a um caso suspeito de Sarampo no período Pós-Eliminação.
As atividades seguem até sexta-feira, dia 23, no auditório da UERR (Universidade Estadual de Roraima), sendo realizada em parceria com o Ministério da Saúde e a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).
De acordo com a gerente do Núcleo de Controle das Doenças Exantemáticas, Karen Alves, a oficina é uma preparação dos profissionais que atuam no Estado e municípios para identificação precoce de casos suspeitos e adoção de medidas de controle adequadas e oportunas.
“Buscamos convidar todos esses atores, a nível estadual e municipal, para que eles façam uma colaboração do que cada área pode trabalhar para que não tenham casos de sarampo”, afirmou.
Roraima é o primeiro estado do país a receber o treinamento, que conta com aproximadamente 50 servidores das áreas Laboratoriais, de Imunização, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária à Saúde, Saúde Indígena, CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde).
Responsável pela Coordenação de Controle das Doenças Exantemáticas de Rorainópolis, Bárbara Santiago destacou pontos abordados no primeiro dia de oficina que auxiliaram em uma parceria entre setores.
“É interessante unir forças para conseguirmos falar uma única língua nesse período de pós-eliminação. Eu acredito que é muito útil e teremos bons resultados”, ressaltou a enfermeira.