Em alusão ao Novembro Azul, a Sesau (Secretaria de Saúde) promoveu na manhã desta sexta, dia 24, uma palestra sobre saúde do homem no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, considerada a principal unidade hospitalar do Estado.
Realizado no auditório da unidade, a iniciativa teve como foco a difusão de informações sobre a Política Nacional de Saúde do Homem e seus recursos no SUS (Sistema Único de Saúde), sendo direcionada principalmente para os servidores da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.
“Esta palestra é para levar esse conhecimento e trazer para o público masculino quais são os recursos de saúde que nós temos e sensibilizá-los para buscarem esse autocuidado com a saúde”, afirmou a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem, Maria Helena Brito.
O fluxo de atendimento de homens, desde a porta de entrada até os tratamentos oferecidos; e programas específicos para saúde do público masculino, como o pré-natal do pai parceiro, também foram abordados na ação.
Para o auxiliar de serviço de saúde do HGR, José Jairo, a palestra surgiu em momento oportuno, pois vem para reforçar os conhecimentos dos homens sobre as ações da saúde voltadas para eles.
“Nessa palestra, adquirimos conhecimento de como se cuidar e alguns lugares que você pode estar buscando com mais segurança, ao invés de se auto consultar ou ir em outros lugares onde não tem um especialista ou um profissional que possa estar lhe instruindo”, pontuou.
CONSULTAS NO CORONEL MOTA
Dando sequência à programação sobre a Saúde do Homem, a Policlínica Coronel Mota iniciou nesta sexta-feira, a fase de consultas de prevenção ao câncer de próstata com médicos urologistas.
Ao todo, 180 pacientes serão atendidos até o fim do dia, segundo informou a gerente de enfermagem da unidade, Vilane Tolentino.
“Sabemos a importância da saúde do homem para evitar graves consequências, e com a medicina preventiva podemos contribuir para as altas chances de cura caso chegue a alguma patologia”, destacou.
Entre os profissionais destacados para atender os pacientes está o médico urologista, Francisco Chagas, que reforçou a importância da prevenção do câncer de próstata.
“Todo ano nós fazemos esses exames no Novembro Azul, é muito importante porque se detectarmos um câncer na fase inicial, a chance de cura é muito grande. Homens a partir dos 45 anos temos que fazer o preventivo anualmente, não tem problema nenhum, eu faço também”, disse.