Adrian Menezes
CANTÁ | Vila Félix Pinto ganha escola revitalizada e climatizada
A semana começou em festa para os moradores da vila Felix Pinto, no município do Cantá, com a reinauguração da Escola Estadual Genira Brito Rodrigues. Na manhã desta segunda-feira, 10, o governador Antonio Denarium esteve na localidade para a entrega de implementos agrícolas e, na oportunidade, também reinaugurou a unidade. O chefe do Executivo foi recepcionado pela fanfarra da Escola.
"É mais um avanço para a nossa educação. Escolas mobiliadas, equipadas, com salas de aula climatizadas fazem a diferença no processo de ensino, por isso, vamos continuar investindo na estrutura das escolas. Já determinei a construção de mais 100 escolas novas e o processo já está em andamento", destacou o governador Antonio Denarium.
A Escola Genira Brito Rodrigues, que há nove anos não recebia manutenção, recebeu pintura interna e externa, reparos na parte elétrica e hidráulica, além de manutenção na quadra de esportes. O investimento é do Tesouro Estadual na ordem de R$ 419 mil.
A unidade também foi equipada com 120 carteiras escolares, sete kits refeitórios, 15 quadros brancos, 14 mesas para alunos cadeirantes, além de geladeira, fogão, bebedouros, entre outros materiais.
"Há muito tempo aguardávamos esse momento. Nós acreditamos que o Governo de Roraima tem trabalhado incansavelmente para trazer para a educação, uma estrutura de qualidade, para que nossos alunos se sintam valorizados. Toda a comunidade escolar só tem a agradecer", disse Márcia Rodrigues, gestora da escola.
A mudança no ambiente educacional foi aprovada pelos estudantes.
"Antigamente a quadra era ruim, era péssima pra gente jogar. Agora, a estrutura da escola está melhor, foi reformada, então, está bem melhor", disse a estudante do 7° ano do Ensino Fundamental Isa Gabriella.
A escola conta com 10 salas de aula, além de sala de leitura, sala de informática, sala de vídeo, biblioteca, quadra poliesportiva, sala de professores, refeitório e salas administrativas. A instituição de ensino atende 178 estudantes no Ensino Fundamental e Médio e conta com 21 professores no quadro docente.
“É com muita alegria que estamos aqui na vila Félix Pinto entregando mais uma escola que ficou linda, toda revitalizada e mobiliada, de modo a facilitar o trabalho pedagógico dos professores e servidores administrativos. Parabéns à comunidade escolar”, disse o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.
MAIS INVESTIMENTOS
Esta já é a 45ª escola reinaugurada pela atual gestão. Somente no Cantá, o Governo de Roraima já reinaugurou a Escola Barbosa de Alencar, em 2020, na Vila São José, e a Escola Antônio Augusto Martins, na Vila Central, em março de 2022.
Além disso, outras 12 escolas seguem em processo de reforma ou revitalização tanto na Capital quanto no Interior e também em comunidades indígenas.
SAÚDE BUCAL | Consultório Odontológico Itinerante inicia atividades de 2023
Gerenciado pela Sesau (Secretaria de Saúde), o Consultório Odontológico Itinerante deu início nesta segunda-feira, 27, às atividades de 2023. A iniciativa do Governo de Roraima garante acesso a serviços de saúde bucal para a população do Estado.
Os primeiros contemplados foram os moradores do bairro Equatorial e áreas adjacentes. A unidade móvel ficará por tempo indeterminado no Colégio Estadual Militarizado Luiz Ribeiro Lima, situado na rua Antônio Batista de Miranda.
“A nossa intenção é realizar 240 atendimentos diários, com a oferta das fichas de consultas nos dois horários. É um serviço de extrema necessidade, visto a carência de tempo e dinheiro da população do nosso Estado”, reforçou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
Os dois ônibus do Consultório Odontológico Itinerante dispõem de oito gabinetes para atendimentos simultâneos, ambos com unidades equipadas com instrumentos de alto nível, isolamento térmico, estrutura elétrica moderna, sistema de nivelamento, estrutura hidráulica com acionamento semiautomático, climatização, rodoar, quatro cadeiras odontológicas, acessibilidade para cadeirantes e refletores.
A técnica de enfermagem Nadine Carvalho, de 23 anos, aproveitou a oportunidade para pôr a saúde bucal dos três filhos em dia. Ela parabenizou a iniciativa do Governo em oferecer o serviço de forma acessível aos moradores da região.
“Quanto a gente tem três crianças, as contas ficam apertadas e não é fácil, então essa é uma ajuda bem-vinda. Trouxe pra arrancar dentes, está pertinho de casa e já falei do serviço para toda a família. Agradeço ao Governo pela oportunidade”, disse.
SERVIÇOS OFERECIDOS
Além da estrutura física, os consultórios contam ainda com uma equipe de cerca de 25 profissionais, entre dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam serviços de limpeza, raspagem, extração, restauração, aplicação de flúor, entre outros.
“As pessoas precisam vir de seis em seis meses para restaurar, resolver os problemas que vem da falta de cuidados. Estamos mapeando as próximas agendas e comunidades como forma de atender o maior número de pessoas na capital”, informou a coordenadora da unidade, Adriana Alfaia.
A técnica em saúde bucal, Kerssiane Nascimento, 24 anos, também integra a equipe do projeto. Ela revelou que é o primeiro trabalho dela após finalizar a sua especialização na área. “Me sinto tão satisfeita em acolher e atender o público. Estou dando o melhor que posso um bom resultado”, relatou.
IMPORTÂNCIA DO CUIDADO
O Brasil é um dos poucos países a oferecer cuidados em saúde bucal como parte de um conjunto de ações universais e gratuitas, por meio da Atenção Básica integrada aos CEO (Centros de Especialidades Odontológicas) e aos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.
O SUS (Sistema Único de Saúde) cuida de 30,7% dos serviços odontológicos prestados à população e a iniciativa privada 69,3%. Embora o país tenha o maior número de dentistas no mundo (19% desses profissionais estão aqui), a busca por atendimento odontológico ainda é insuficiente para sanar os problemas de saúde bucal da população.
“Vamos atender também aos sábados no período da manhã. É necessário trazer os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência, carteira do Sus e os atendimentos serão por ondem de chegada”, completou a cirurgiã-dentista, Vanja Braga.
Laira Vital, 32 anos, trabalha na cantina do Colégio Militarizado Luiz Ribeiro Lima. Ela aproveitou a presença da equipe do consultório para realizar a extração de um dente e saiu satisfeita com a resolução do problema. “Aproveitei e vim logo. Dentro da Escola, melhor ainda”, ressaltou.
MEIO AMBIENTE | Femarh representa Roraima em reinstalação do Comitê Orientador do Fundo Amazônia
A Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente), entidade do Governo de Roraima, participou do encontro que marca a retomada do COFA (Comitê Orientador do Fundo Amazônia). O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 15, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do presidente do órgão estadual, Glicério Fernandes.
O COFA é o responsável por estabelecer as diretrizes e critérios para aplicação dos recursos do Fundo Amazônia, acompanhar as informações sobre a aplicação dos recursos e aprovar o Relatório de Atividades do Fundo Amazônia.
Também cabe ao comitê zelar pela fidelidade das iniciativas apoiadas pelo capital ao PPCDam (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal) e à ENREDD+ (Estratégia Nacional para Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal).
Durante o encontro foram definidos os recursos aportados que já estão no Fundo Amazônia, feita a reanálise dos 14 projetos que já estão no Fundo e recebido os novos projetos dos Estados da Amazônia.
Segundo o titular da Femarh, a retomada do comitê é fundamental para Roraima e para todos os Estados que fazem parte da Amazônia Legal, uma vez que se tem a possibilidade de recursos para projetos estruturantes voltados à fiscalização e o monitoramento ambiental, além da recuperação de áreas degradadas, espaços públicos e florestas públicas.
“O comitê também é um espaço de discussão sobre a proteção da Amazônia, da floresta tropical, com o aporte de recursos, dando uma garantia eficiente e eficaz às medidas que controlam o meio ambiente. No tocante à fiscalização, principalmente, hoje há a multa remota, o monitoramento das áreas e dando uma maior garantia às áreas licenciadas do nosso Estado e com o intuito de coibir todos os ilícitos ambientais que possam vir a ser”, disse Fernandes.
O Comitê Orientador do Fundo Amazônia é um comitê tripartite, formado por três blocos: Governo Federal, governos estaduais e sociedade civil. O grupo é presidido pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
NO MÉXICO
O início de 2023 tem sido de muitas participações da Femarh em eventos voltados a discussões sobre a preservação do meio ambiente. Entre os dias 7 e 10 deste mês, o presidente do órgão representou o governador Antonio Denarium na 13ª Reunião Anual da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), que ocorreu na cidade de Mérida, localizada no México.
Durante o evento, foi apresentado pela Fundação a política de desenvolvimento de forma sustentável, possuindo 65,9% do território preservado. Também foi mostrado na reunião os programas de incentivo ao desenvolvimento florestal sustentável executados pelo Estado, como o Programa Roraima Verde.
Na discussão, foi debatido os desafios para os próximos anos, principalmente no tocante a monitoramento ambiental, combate a ilícitos ambientais, gestão das unidades de conservação, política de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), análise e validação do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e integração dessas ações com as demais Secretarias de Governo.
“É sempre importante para nós termos essas importantes participações de governo nesses eventos voltados à discussão das políticas de preservação ambiental, pois ter um desenvolvimento sustentável e preservar os nossos biomas é essencial para Roraima”, avaliou o governador Antonio Denarium.
E-SOCIAL | Segad faz capacitação de servidores em plataforma unificada de dados
A Segad (Secretaria de Administração e Gestão Estratégica), promoveu nesta quarta-feira, 11, o treinamento para o recadastramento dos servidores públicos estaduais referente ao ano de 2023 no e-Social, plataforma digital de facilitação que reúne dados trabalhistas e tributários de funcionários.
A capacitação, ministrada pela Coordenação Geral da Folha de Pagamento, foi destinada a todas as unidades da administração direta e indireta, que indicaram servidores que vão atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em seus respectivos órgãos. Cerca de cem funcionários participaram da capacitação, que aconteceu no auditório do Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima).
O coordenador geral da Folha de Pagamentos da Segad, José Batista, ressaltou a importância de alinhar entendimentos acerca do e-Social. “Debatemos sobre as dúvidas acerca do recadastramento de servidores estaduais para que eles atuem como facilitadores nas suas unidades com o sistema no dia a dia nas repartições”, enfatizou.
Para o secretário Anselmo Gonçalves, a capacitação é a melhor maneira de alinhar procedimentos.
“Sempre que temos ações de grande porte, como o recadastramento de servidores, é necessário que todas as secretarias trabalhem de forma otimizada, e a melhor maneira de alcançar esse objetivo é capacitar nossas equipes, o que torna o trabalho efetivo e eficaz, por isso investimos constantemente no conhecimento dos nossos colaboradores”, destacou.
A PLATAFORMA
O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma plataforma criada pelo Governo Federal em 2014 com o intuito de facilitar a prestação de dados referentes aos colaboradores, como folha de pagamento, aviso prévio, contribuições previdenciárias e vínculos, entre outros.
As informações ficam unificadas em apenas uma plataforma, diminuindo a burocracia e eliminando a necessidade de preencher e entregar declarações e formulários separadamente para diferentes órgãos.
GOVERNO SEM PARAR | Aproximadamente mil pessoas foram atendidas neste sábado
A ação deste sábado, dia 24, do Governo Sem Parar, atendeu aproximadamente mil pessoas do bairro Pintolândia e de bairros adjacentes que buscaram pelos serviços que são oferecidos por todos os órgãos do Governo de Roraima. Os atendimentos ocorreram no Colégio Estadual Militarizado Professora Maria de Lourdes Neves.
O coordenador do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante da Sesau (Secretaria de Saúde), Rafael Sena, destacou a dinâmica dos atendimentos e a grande procura pelos serviços de saúde.
“Na ação deste sábado, trouxemos oftalmologista, otorrino, ortopedista, além do nosso ônibus odontológico. Só os atendimentos médicos foram em torno de 600. Além dos demais serviços oferecidos no Governo Sem Parar, totalizando aproximadamente mil pessoas atendidas. Uma ação bastante dinâmica, bastante produtiva, todo mundo saindo satisfeito e feliz”.
A coordenadora geral de Vigilância em Saúde da Sesau, Valdirene Oliveira, ressaltou que, durante o Governo Sem Parar, a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) disponibiliza testes rápidos, além de todas as vacinas.
“Estamos com o teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e C, teste Covid, vacina para as crianças e para adultos, vacina de influenza, covid, sarampo. Nos preparamos para atender de 200 a 250 pessoas”.
A servidora pública Vitória Lima, de 35 anos, moradora do bairro Silvio Botelho, soube da ação deste sábado por intermédio da irmã dela. Ela disse que a ação é muito positiva, sobretudo, porque acontece no fim de semana.
“Vim tomar a vacina de covid. Achei ótimo. Tudo bem organizado, o atendimento bem rápido e fui bem atendida. É muito bom acontecer no fim de semana, porque durante a semana a gente trabalha e não tem disponibilidade. Facilita muito pra gente”, afirmou.
O cinegrafista Adonias Ribeiro, de 56 anos, soube da ação pelas redes sociais e foi para retirar a 2ª via da Certidão de Nascimento dele na DPE (Defensoria Pública do Estado).
“Eu vim procurar fazer a 2ª via da minha Certidão de Nascimento. Fui bem atendido e o Governo está de parabéns por essa ação nos bairros”.
TORNEIO | Seletiva de Badminton movimenta final de semana esportivo no Estádio Canarinho
Buscando fomentar cada vez mais o esporte em todas as suas vertentes, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realizará a I Seletiva de Badminton, voltada para estudantes entre 12 a 14 anos, a partir desta sexta-feira, 23, até domingo, 25, no Estádio Canarinho.
Durante a manhã o campeonato inicia às 8h e no período da tarde, a partir das 15h. Participam do evento 38 inscritos, sendo 20 atletas no naipe feminino e 18 atletas no masculino.
O evento é organizado pelo IDR (Instituto do Desporto de Roraima) em parceria com a Federr (Federação de Desporto Escolar de Roraima), FRBd (Federação Roraimense de Badminton) e Uerr (Universidade Estadual de Roraima).
“Nós estamos lançando a primeira semente da modalidade com parceria da recém-criada Federação Roraimense de Badminton, cujo presidente é Raimundo Morais. Os atletas inscritos são de nove escolas, e quatro são do interior do Estado”, disse a gerente-técnica do evento, Adriana de Souza.
As inscrições para a seletiva ocorreram entre 12 e 20 de setembro no Estádio Canarinho. Nesta quarta-feira, 21, ocorreu o congresso técnico com toda a equipe organizadora.
Os estudantes que vencerem a seletiva garantem vaga para representar Roraima nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), que ocorrerá de 31 de outubro a 15 de novembro, no Rio de Janeiro, e é organizado pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar).
PARABADMINTON
Em parceria com a Uerr, durante a seletiva, haverá ainda um momento especial do paradesporto, com a apresentação e vivência do parabadminton voltado a estudantes de 13 a 17 anos. A ação é promovida pelo Centro Paralímpico da Uerr.
A MODALIDADE
Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. É parecido com o tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, porém, ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca.
A modalidade exige grande treinamento físico, além de agilidade, coordenação e reflexo dos jogadores. O Badminton é considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo. No início da década de 90, ele foi incluído nas modalidades olímpicas, sendo disputado pela primeira vez nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992.
E neste ano de 2022, a modalidade começa a ser implementada em Roraima, com a fundação da Federação Roraimense de Badminton e a realização da primeira seletiva no Estado.
Equipes do Governo vistoriam locais afetados pelas fortes chuvas deste fim de semana
Equipes do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar) e da Defesa Civil, acompanhadas pelo governador Antonio Denarium, realizaram na manhã deste domingo, dia 18, vistorias nos locais mais afetados pelo vendaval que atingiu Boa Vista, na noite de sábado, dia 17, e na madrugada de hoje.
Ainda na noite de ontem, o chefe do Executivo estadual, ao receber informações sobre as chuvas intensas que caíram na capital, cancelou a agenda política que estava ocorrendo no município de Bonfim e retornou para Boa Vista.
Nas primeiras horas da madrugada deste domingo, ele iniciou visitação a vários locais afetados pelo temporal, entre os quais, a Maternidade e o Centro de Progressão Penitenciária provisório.
E, durante toda a manhã de hoje, as equipes vistoriaram diversos pontos da cidade, que sofreram danos ocasionados pelas chuvas.
“Suspendi a minha agenda política deste domingo pela manhã e estou percorrendo e vistoriando os pontos críticos ocasionados pela forte tempestade da noite de sábado. Estamos acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil no atendimento à população, nos 94 pontos da cidade que foram danificados pelas fortes chuvas e pela ventania. Graças a Deus não tivemos vítimas”, afirmou o governador.
Trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil prosseguem neste domingo
Assim que a chuva iniciou, a Central 193 do Corpo de Bombeiros começou a receber inúmeros chamados para atender ocorrências. A primeira resposta foi iniciada com as equipes de plantão.
O CBMRR está atuando na resposta aos danos causados pelo forte vendaval com um reforço de 15 equipes, totalizando 82 bombeiros e mais nove brigadistas.
Os bairros mais atingidos foram São Vicente, Pricumã e 13 de Setembro. Somente nas primeiras horas, após o temporal, a Central 193 recebeu 71 chamadas para atender ocorrências, hoje pela manhã foram mais 34 solicitações.
As principais ocorrências estão relacionadas à queda de árvores sobre residências, sobre muros e sobre veículos. As chamadas podem ser encaminhadas ao número de emergência 193, porém, o tempo médio de espera para atendimento, nestes casos, está em torno de 4 horas.
A Corporação já registrou ocorrências em 18 bairros e os trabalhos seguem neste domingo durante todo o dia.
Governo adota medidas para recuperação de estruturas danificadas
O Governo do Estado está trabalhando, por meio do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, no atendimento à população vítima das fortes chuvas e mobilizou as equipes das secretarias que registraram danos em estruturas prediais para realização de reparos.
Estão sendo adotadas as medidas para a recuperação de parte do muro do Centro de Progressão Penitenciária provisório, localizado no bairro São Vicente, que caiu em decorrência da forte chuva.
Já foram adotadas providências também para corrigir os danos causados pelas fortes chuvas e ventos em grandes proporções na estrutura do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, a Maternidade.
As pacientes internadas nas áreas impactadas foram remanejadas para outros leitos da unidade, de forma segura e sem prejuízo ao tratamento clínico e obstétrico.
A Secretaria de Educação e Desporto acionou imediatamente a equipe da Divisão de Infraestrutura para verificar a situação do muro da Escola Estadual 13 de Setembro que desabou em consequência da chuva e da ventania.
Neste domingo, 18, serão avaliados pelos técnicos da Secretaria os reais prejuízos, a fim de tomar as medidas necessárias para a reconstrução do muro da unidade de ensino.
Não houve registro de feridos durante os incidentes nas estruturas dos prédios públicos, apenas danos materiais.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), e do Centro de
Operações Especiais de Saúde Pública de Roraima (COERR) torna pública a
divulgação do BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO PARA ATUALIZAÇÃO SOBRE O
CORONAVÍRUS.
A divulgação da situação epidemiológica com relação à doença faz parte do Plano de
Contingenciamento montado pelas autoridades de saúde do Estado. As publicações
vão ocorrer diariamente no site da Sesau (www.saude.rr.gov.br).
A nova atualização informa que o Estado contabiliza até o momento 451.695
notificações para a COVID-19, de acordo com os critérios de definição de caso do
Ministério da Saúde.
Destes 174.403 foram confirmados, sendo 30.701 por RT-PCR e 143.702 por teste
rápido, 277.292 descartados, sendo 73.557 por RT-PCR e 203.735 por teste rápido e
2.167 óbitos.
Com relação apenas as confirmações para a doença 2.625 em Alto Alegre, 1.427 no
Amajari, 132.997 casos foram notificados em Boa Vista, 3.152 em Bonfim, 4.283 no
Cantá, 4.681 em Caracaraí, 2.635 em Caroebe, 1.871 em Iracema, 4.055 em Mucajaí,
1.014 em Normandia, 2.878 em Pacaraima, 4.030 em Rorainópolis, 2.252 em São
João da Baliza, 1.128 em São Luiz e 1.447 em Uiramutã.
Já sobre os casos descartados, 4.638 em Alto Alegre, 2.500 em Amajari, 212.425
notificações ocorreram em Boa Vista, 6.257 em Bonfim, 4.943 no Cantá, 4.495 em
Caracaraí, 3.993 em Caroebe, 2.215 em Iracema, 6.443 em Mucajaí, 1.102 em
Normandia, 7.936 em Pacaraima, 7.578 em Rorainópolis, 3.660 em São João da
Baliza, 2.370 em São Luís e 1.502 em Uiramutã.
O estado também contabiliza 2.167 óbitos por Coronavírus (COVID-19). Deste total 39
são de Alto Alegre, 26 de Amajari, 1.631 do município de Boa Vista, 36 do Bonfim, 47
do Cantá, 63 de Caracaraí, 21 de Caroebe, 18 de Iracema, 47 de Mucajaí, 37 de
Normandia, 54 de Pacaraima, 73 de Rorainópolis, 15 de São João da Baliza, 14 de
São Luiz e 23 de Uiramutã.
Além disso, 171.713 pacientes diagnosticados com a doença receberam alta de
isolamento e encontram-se recuperados. Deste total, 2.578 em Alto Alegre, 1.399 em
Amajari, 130.975 são de Boa Vista, 3.103 de Bonfim, 4.222 no Cantá, 4.587 em
Caracaraí, 2.600 em Caroebe, 1.851 em Iracema, 4.001 em Mucajaí, 973 em
Normandia, 2.816 em Pacaraima, 3.953 em Rorainópolis, 2.235 em São João da
Baliza, 1.110 de São Luiz e 1.423 em Uiramutã.
Por conta do crescimento de casos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou
que o mundo vive uma pandemia da doença.
SAÚDE ITINERANTE | Governo vai realizar mais de 6 mil atendimentos de saúde em agosto
O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), tem intensificado uma série de
ações com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida para a população. Graças ao programa
Saúde Itinerante, vários serviços médicos estão chegando a todos os cantos do Estado, tanto na
capital quanto nos municípios do interior.
Até o fim de agosto, o Saúde Itinerante deve realizar mais de 6.300 atendimentos médicos,
contabilizados durante todo o período mensal. Esse quantitativo abrange os municípios de Alto
Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia,
Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz.
“A Secretaria de Saúde tem o compromisso de estar cada vez mais próximo da população. É por
meio da Saúde Itinerante que estamos reafirmando isso, levando mais dignidade, saúde e qualidade
de vida para todos”, ressaltou o coordenador do DPSI (Departamento de Políticas de Saúde
Itinerante), Rafael Sena.
ESPECIALIDADES
Durante essas ações, serão disponibilizadas consultas com especialistas nas áreas de cardiologia,
ginecologia, oftalmologia, pediatria, clínico geral, urologia, dermatologia e otorrino.
No caso da oftalmologia, além da avaliação médica, o Governo também estará disponibilizando o
cadastro para aquisição de óculos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Para dar entrada na solicitação, o interessado deve apresentar a guia de atendimento do profissional
junto a APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais), munidos do original e cópias de RG,
CPF, Comprovante de Residência e Cartão do SUS.
A confecção dos óculos é feita pelas empresas que possuem convênio com a Sesau.
NO AMAJARI | Governo de Roraima promove fórum para consolidar ações de comunidades indígenas
A comunidade indígena Juraci, localizada no município de Amajari, sedia nesta
sexta-feira, 12, a partir das 9h, o II Fórum de Consolidações das Ações dos Povos
Indígenas de Roraima. A reunião é uma iniciativa do Governo de Roraima por meio
da SEI (Secretaria Estadual do Índio) e apoio de parceiros.
O objetivo da assembleia é ouvir as organizações, representantes dos povos
indígenas no direcionamento do planejamento e das políticas públicas do Governo
do Estado.
A intenção é fazer frente ao planejamento de projetos e ações da secretaria para os
próximos quatro anos, por meio do PPA (Plano Plurianual), na LDO (Lei de
Diretrizes Orçamentárias) e na LOA (Lei Orçamentária Anual). O cronograma traz a
construção, indicação de novas demandas e apresentação das propostas.
O secretário do Índio, Marcelo Pereira, destacou que o foco principal do fórum é
atender as organizações de todas as 719 comunidades indígenas presentes no
Estado com a participação na construção das demandas para que o Governo se
direcione por suas instituições na execução de ações e projetos.
“Esses projetos contemplam as comunidades indígenas em diversos segmentos,
desde a infraestrutura à saúde, educação, social, turismo, cultura, além da produção
agropecuária e outros segmentos relacionados à agricultura familiar indígena”, frisou
Pereira.
TRIAGEM NEONATAL | Profissionais de saúde participam de capacitação sobre teste do pezinho
A importância da triagem neonatal com foco na coleta do teste do pezinho foi o tema central de uma capacitação de dois dias oferecida pela Referência Técnica Saúde da Criança de Boa Vista. A atividade, promovida pelo Governo de Roraima por meio da Secretaria de Saúde, foi realizada em parceria com o Laboratório Guthrie de Brasília e envolveu profissionais que atuam na Atenção Básica do Estado e dos municípios.
Conforme o gerente do Núcleo de Ações Programáticas da Saúde da Criança da Sesau, Marcelo Silva, as ações ocorreram de forma online, por meio da plataforma Google Meet. Ao todo, 180 profissionais, divididos em duas turmas, participaram do treinamento.
“É um treinamento teórico remoto em triagem neonatal, ofertado para os profissionais dos municípios do estado de Roraima e DSEI’s Yanomami e Leste”, explicou.
Além de fortalecer as ações do Programa Nacional de Triagem Neonatal, a capacitação também teve como finalidade a preparação para a implantação de novos postos de coleta para realização do exame, que é coletado entre o 3º ao 5º dia de vida do recém-nascido até 30 dias.
Silva ressaltou ainda que os participantes farão treinamento prático na sala do teste do pezinho do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (Maternidade), complementando a carga horária de 16 horas da atividade. “Os municípios vão encaminhar a lista com os profissionais que vão fazer o exame e vamos marcar esse treinamento”, completou.
A IMPORTÂNCIA DO TESTE
O teste do pezinho é o instrumento responsável por detectar, de forma precoce, parte das doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas, endócrinas e infecciosas que acometem os recém-nascidos. Por esse motivo, é importante de gestores promovam iniciativas que visem aumentar o conhecimento dos profissionais que atua na rede pública de saúde
O aumento de profissionais capacitados para a coleta do exame de Triagem Neonatal reduz sensivelmente o número de coletas inadequadas ou inválidas.
“Quando esse exame é realizado e detectado precocemente, ele salva vidas, evita que os recém-nascidos tenham sequelas de desenvolvimento físico, motor, neurológico, e até mesmo evolua ao óbito”, concluiu Marcelo Silva.